O que é aquilo que sai da espinha?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

A espinha é quando bactérias tomam conta desse acúmulo de sebo e surge uma lesão inflamada –vermelha e inchada. Cravos e espinhas são parte da acne, uma doença de pele. E eles têm uma coisa em comum: não devem ser cutucados ou espremidos –nem para tirar aquela gosma amarela nojenta, conhecida como pus.

Milium são pontinhos brancos que aparecem na pele do rosto e podem ser confundidos com acne. Na verdade, eles são pequenos cistos que contêm a proteína queratina. O milium se desenvolve quando aglomerados de células mortas ficam presos abaixo da pele, formando essas bolinhas.

Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

Cravos e espinhas são parte da acne, uma doença de pele. E eles têm uma coisa em comum: não devem ser cutucados ou espremidos –nem para tirar aquela gosma amarela nojenta, conhecida como pus.

É proibido espremer espinha
Espremendo o que parece ser uma inocente espinha, você não só está correndo o risco de contaminar a pele com micro-organismos, como pode aumentar o processo inflamatório e também causar manchas e cicatrizes.

Espinha com ponta amarelada
O pontinho amarelo é uma pústula, um acúmulo de pus, que deve ser retirado para que a espinha seque. Mas espremer não é indicado.

Puxe-a para fora, afastando-a do rosto, para que a ponta esbranquiçada rompa. Esprema com cuidado a pele em volta da ponta branca. Não aperte a cabeça da espinha em si: você deve espremer a região em volta dela para que o pus saia. Uma boa ideia é usar um cotonete nesse momento para não lesionar ainda mais a pele.

Os 5 tipos principais de acne

  • grau 1: espinhas com comedões e pápulas;
  • grau 2: espinhas pápulo-pustulosas;
  • grau 3: espinhas nódulo-císticas;
  • grau 4: espinhas conglobatas;
  • grau 5: espinhas fulminans.

Já nos cravos fechados não é possível observar o folículo piloso entupido, mas ao espremer a pele (o que não é recomendado sem acompanhamento médico), percebe-se que sai desse folículo uma substância branca, o sebo.

Técnicas como limpeza de pele profunda, peelings mecânicos ou químicos, realizadas por profissionais podem ajudar na tarefa de como acabar com milium no rosto. Manter uma rotina de cuidados com a pele é outro caminho para o tratamento de milium no rosto.

Independentemente da aparência, a secreção branca é uma parte totalmente normal da relação sexual. Na verdade, esta é a resposta natural do corpo à estimulação ou ao excitamento para ajudar na lubrificação.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene.

"Quando você espreme uma espinha, você aumenta essa inflamação, que é uma das bases da acne, e prolonga esse período de cura.

É comum que na tentativa de acabar logo com a acne, a pessoa acabe recorrendo a métodos inusitados e pouco confiáveis. Mas saiba que ao aplicar pasta de dente nas suas espinhas, você pode transformar um problema transitório, em uma cicatriz permanente, e, muitas vezes, irreversível.

“Se você espremeu a espinha utilize produtos que ajudem a acelerar o processo de regeneração da pele para evitar potenciais marcas e cicatrizes. Procure no rótulo ativos como ácido glicólico, ácido salicílico, acneol SR e retinol, que ajudam a esfoliar a superfície da pele e estimula, a regeneração celular.

O ideal é não espremer, porque além de não a fazer desaparecer, ela pode piorar. Ao espremer a espinha acaba forçando o pus a sair, machucando a pele e deixando uma ferida aberta, isso é um grande convite para a entrada de bactérias nessa área”, explica.