O que é aquela fumaça branca?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Agora você já sabe que aquela fumaça branca deixada pelos aviões no céu, não é fumaça, e sim condensação. É uma formação artificial de nuvens, que não prejudicam o meio ambiente. Além disso, também já sabe outros casos de rastros deixados pelas aeronaves.

Parece fumaça, mas não é. Os rastros brancos deixados no céu por alguns aviões são como pequenas nuvens, na verdade, formadas pela condensação do vapor de água. O fenômeno é conhecido como “trilha ou esteira de condensação” ou, em inglês, “contrails”.

Se um avião comercial subir acima de um "teto" de altitude, seu motor vai apagar. Sua velocidade vai reduzir, não haverá empuxo suficiente para mantê-lo no ar e ele vai cair. Também temos que levar em conta a gravidade terrestre, com aceleração de aproximadamente 9,8 m/s².

As linhas brancas que vemos no céu, quando passa um avião, são o rasto de condensação. É simples: no fundo são nuvens que se formam pelo ar quente e húmido que sai dos motores e que entra em contacto com temperaturas muito frias, a alta altitude.

“O gás carbônico absorve muito o calor e esquenta o local”, diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. Outro método, freqüente no teatro, é a mistura de água e glicerina. Esquentada, ela condensa. O único inconveniente é que a fumaça, quando depositada em algum lugar, fica grudenta.

Segundo a universidade, pela primeira vez, um estudo demonstrou que o barulho noturno dos aviões pode causar uma morte cardiovascular.

Além do último voo de um piloto, o batismo d'água também é utilizado para celebrar ou prestar homenagem na chegada de uma nova companhia a um aeroporto, a estreia de um modelo novo de avião ou a inauguração de uma nova rota.

A principal causa de acidentes no período nesse segmento foi falha no motor ou perda de controle em voo, ocasionando as quedas. As razões são as mesmas: menos exigências e fiscalização para segurança, mais pistas degradadas próximas a obstáculos como fiação elétrica.

Querosene de Aviação

Por terra, pelo mar ou pelo ar, a Petrobras leva você mais longe. O querosene de aviação, também conhecido como QAV, é o combustível que abastece aviões e helicópteros dotados de turbina a jato, turboélices ou turbo-fans. Seu principal uso é no transporte aéreo comercial.

Combustíveis para transporte aéreo
A estabilidade térmica do querosene é o que garante o desempenho da aeronave. A gasolina de aviação é usada em aviões de pequeno porte, com motor de ignição por centelha.

Concorde

Entretanto, o avião de passageiros que possui a maior altura de voo é o jato supersônico, popularmente conhecido como Concorde. Esse tipo de avião pode chegar a quase 20 mil metros de altura ou 60 mil pés.

12.192 metros

Em relação aos jatos comerciais como os da Embraer, Airbus e Boeing, a altura máxima que o avião pode voar é bem maior. Ela pode variar entre 10.972 e 12.192 metros, de acordo com as especificações de cada fabricante.

Segundo os números de 2021, a renda mensal média nominal desse profissional foi de R$ 18.322,16, uma queda de cerca de R$ 3 mil em comparação com 2019, no período pré-pandemia.

Mas os aviões também têm um limite para que permaneçam voando de maneira segura e economicamente viável, geralmente ao redor de 25 anos e não mais que 30 anos – embora existam diversos exemplos de aviões mais antigos ainda em operação.

O farol é chamado de "landing lights" (luzes de pouso). Ele é acionado quando o avião está em solo ou na aproximação final para o pouso. Como nos carros, serve para iluminar o caminho que o avião percorre em terra firme. Os aviões ainda contam com luzes coloridas nas pontas das asas.

O farol de avião é um equipamento de fundamental importância, cuja função é sinalizar o pouso da aeronave, além de auxiliar tanto o comandante, quanto quem esta em solo, no quesito visibilidade. Independente das condições climáticas, o farol de avião deve estar por regra, sempre aceso no processo de aterrissagem.

Não. Repare que durante o texto fizemos questão de reforçar o fato dos aviões comerciais não terem sustentação suficiente a 0 km/h mesmo com as turbinas ligadas, entretanto, alguns modelos da aviação militar podem, sim, parar no ar!

O QUE É FUMAÇA EM PÓ? A Fumaça em Pó é utilizada como tempero e foi desenvolvida a partir da fumaça líquida que dá sabor, cor e aroma defumado aos alimentos. Sua fabricação é feita a partir da queima de madeiras, canalizando sua fumaça e misturando com outros ingredientes.

Quando o fumante dá uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões, chegando ao cérebro geralmente em 9 segundos.

A ingestão de gelo seco é extremamente perigosa! Manuseie e utilize o gelo seco apenas em locais com ventilação adequada, incluindo o chão. Em caso de dúvida, utilize ventilação mecânica e detetores de gás.

Este é o voo .. com destino a … (fazendo escala em …). Pedimos a sua atenção para demonstração do nosso equipamento de emergência. Em caso de despressurização, máscaras individuais cairão automaticamente dos painéis acima de seus lugares.