O que é apropriação de juros?

Perguntado por: acustodio8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A apropriação ocorre quando há o pagamento. Pois a parcela na maioria dos casos são composta com o valor principal acrecidos de juros. ( ressalvando, analisa as especificações do seu contrato de financiamento.)

Apropriar: Significa levar determinados valores ao resultado de um determinado período de apuração, segundo o regime de competência, valores esses que deverão ser previamente provisionados.

A conta Juros a Apropriar que se encontra no Ativo - Despesas do Exercício Seguinte - a utilizo no caso de desconto de duplicatas, por exemplo. Quanto à posição dos colegas é a primeira vez que vejo, empréstimos tratadoss dessa forma.

Os encargos financeiros devem ser contabilizados como despesa financeira, período a período, conforme fluência do prazo, exceto no caso de encargos financeiros incorridos para financiamento de ativos qualificáveis, situação em que devem ser capitalizados.

A apropriação de salário estabelece-se a partir de duas possíveis situações: primeiro, com simples negação de pagamento de proventos – dentro dos limitados contornos adiante esclarecidos; segundo, a partir da entrega formal de salário e posterior exigência de restituição dos valores.

A apropriação das despesas relacionadas neste grupo deve ser feita ao resultado do período a que corresponderem e não ao período em que foram pagas, mediante controles auxiliares, com as informações relativas aos valores pagos e às parcelas a serem apropriadas.

Confira 5 dicas para fugir dos encargos financeiros

  1. Pague à vista. ...
  2. Compare contratos e considere o CET. ...
  3. Controle os gastos com o cartão de crédito e evite “parcelinhas” ...
  4. Organize suas finanças e faça um planejamento. ...
  5. Ao contratar um cartão de crédito ou empréstimo, compare os custos envolvidos.

Conforme o dicionário etimológico, o termo apropriação tem origem latina (appropriationem) e significa “[...] apoderação, apoderamento, posse de alguma cousa, tornar alguma cousa sua, de sua propriedade.” (BUENO, 1974, p. 301).

Significado de Apropriação
substantivo feminino Ação ou efeito de apropriar, de tomar algo para si, de se apossar de algo, legal ou ilegalmente; apoderamento, empossamento: apropriação do espaço público. Acomodação ou adaptação a um determinado objetivo.

Apropriação indébita é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário. O criminoso recebe o bem por empréstimo ou em confiança, e passa a agir como se fosse o dono.

Uma das principais diferenças entre eles é o empréstimo ser um processo de pedir dinheiro para um banco, enquanto o financiamento é um processo de disponibilizar dinheiro, mas não para quem solicitou diretamente.

O mútuo é um contrato de empréstimo, em que o mutuante (sócio que aportou capital) concede determinada quantia em dinheiro ao mutuário (empresa) à título de empréstimo, devendo este último pagar o valor recebido em determinado prazo com acréscimo de juros.

Para que fique claro, os impostos a recolher são o valor que deve ser pago de tempos em tempos, de acordo com o regime tributário que sua empresa se encaixa. Já os impostos a recuperar, ocorre quando é paga uma quantia maior que o necessário de impostos, possibilitando que esse valor seja recuperado.

Juros Passivos são as despesas financeiras as quais ocorrem com frequência no pagamento de duplicatas após o vencimento. Já os juros ativos são as receitas. Esses dois tipos de juros podem se comportar de maneira semelhante aos ativos, quanto a classificação de ativo e passivo.

Juros ativos a vencer (Receitas pagas antecipadamente) = Passivo; Juros passivos a vencer (Despesas pagas antecipadamente) = Ativo; Vamos ver como isso cai em prova!!!!

Confira a seguir quais são eles.

  • Encargos financeiros. Os encargos financeiros são aqueles decorrentes de financiamentos, empréstimos, crédito, entre outros serviços. ...
  • Encargos tributários. São os valores referentes a impostos, taxas e contribuições. ...
  • Encargos sociais e trabalhistas. ...
  • Encargos de depreciação.

Quando você recebe juros
Quando uma pessoa faz um investimento, recebe juros por “emprestar” dinheiro ao banco ou a uma empresa. Nessa situação, os juros também são chamados de rendimentos. Aqui, a lógica funciona desta forma: você tem um dinheiro parado na poupança.