O que é aprender a viver juntos?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

6. Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros. A educação tem por missão, por um lado, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, por outro, levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

1. Aprender a conhecer. É quando tornamos prazeroso o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. É o interesse nas informações, libertação da ignorância.

Aprender a conviver
O pilar incentiva, também, o respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da resolução pacífica de conflitos. Aprender a conviver proporciona a construção de laços afetivos, fortalece a empatia e melhora a vida social.

Todo convívio familiar pressupõe uma relação de afeto e escuta, sendo extremamente importante porque gera laços duradouros. Quando não há essa relação, o convívio fica defasado, afetando a forma como os filhos aprendem a se relacionar socialmente, em especial sobre regras e condutas.

O PRIMEIRO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DO SER HUMANO É A CASA. À MEDIDA QUE O TEMPO PASSA VAMOS CONHECENDO OUTROS LUGARES, COMO OS PARQUES DE DIVERSÕES, A PRACINHA DO BAIRRO, A IGREJA, A CASA DOS AVÓS, E POR FIM, A ESCOLA. A SALA DE AULA É UM AMBIENTE COLETIVO GOSTOSO PARA APRENDER E CONVIVER.

Aprender a conviver com a diversidade, um desafio que se inicia ainda na primeira infância. Para a maioria das crianças, a escola é o ambiente no qual se dão as primeiras grandes experiências de sociabilidade.

Além de ser fonte de constante aprendizado e evolução, é a partir das diferenças que histórias são construídas. Cada qual com sua beleza pois, justamente, possuem peculiaridades que as tornam únicas. Afinal, somos todos diferentes.

O Projeto de Vida é um componente obrigatório da etapa do Ensino Médio. Ele convida a escola a proporcionar um espaço seguro para que os alunos desenhem seus objetivos atuais e futuros.

Para "aprender a ser" é necessário que não busque somente passar informações mas sim recebê-las e poder transformar isso em um conjunto de estudos coletivos que possam agregar em cada indivíduo maneiras de se aperfeiçoar e se aceitar como são.

1 – Aprender a conhecer (Aprender a aprender)
Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. Mais do que adquirir saberes, os educandos devem ter interesse real pela informação e prazer em aprender e se aprimorar constantemente.

Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

São quatro os pilares da eletiva “De bem com a vida”: aprender a ser, a conhecer, a conviver e a fazer.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

Terceiro pilar: Aprender a ser
Como se aplica: Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

Cada um dos três pilares tem sua importância fundamental para o bem-estar integral do ser humano. Por isso, para quem deseja mais qualidade de vida, é imprescindível buscar o equilíbrio entre corpo, mente e alma.

Os quatro pilares abordam o crescimento integral dos alunos, desde o aprendizado da alfabetização a utilização dos números até mesmo ética, respeito, ser criativo, pensante, tudo é importante na vida das pessoas para que podem ter um bom relacionamento em sociedade no geral, em casa no trabalho e em seus ...