O que é aposto 5 Exemplos?

Perguntado por: usales . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Exemplos de vocativos

  • Professora, queremos saber as notas. ...
  • Não diga dessa forma, Manuela! ...
  • Oh, meu amor, isso não se faz. ...
  • Veja, meu querido, que lindo lugar. ...
  • Nesse momento, Luiz Paulo, deixe a luz acesa. ...
  • Tivemos azar, amiga, de ninguém nos encontrar. ...
  • Amanhã será, Dona Elisa, dia da festa (verbo e complemento)

Há sete tipos de aposto, dependendo da maneira como organizam a informação que agregam ao elemento: explicativo, enumerativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo ou aposto de oração.

O aposto é uma palavra ou expressão que explica ou especifica outro termo da oração. Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos ou travessão. Exemplos de aposto: Maria, irmã de Bernadete, vendeu todos seus bordados.

O aposto é um termo acessório da oração. Ele pode ser explicativo, enumerativo, recapitulativo, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração.

Para entender o que é aposto, deve-se saber que esse termo acessório da oração tem a função de ampliar, resumir, explicar ou desenvolver o sentido de um referente.

Significado de Aposto
Etimologia (origem da palavra aposto). Forma derivada do verbo apor. adjetivo Que se apôs; que se juntou ou foi acrescentado a; justaposto: comentário aposto ao texto. Que se prendeu ou foi preso por corda, corrente, trela; atrelado.

Aposto é um termo que explica e acrescenta informação a outro termo mencionado anteriormente em uma oração. Já o vocativo é o chamamento ou invocação à pessoa a quem se fala (interlocutor).

O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

o vocativo é o termo da oração usado para fazer um chamamento. fazer um apelo. a outra pessoa a um animal ou coisa outra característica importante é que o vocativo. é um termo isolado ele vem separado na oração pois não se relaciona com os demais termos.

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Nessa oração, “Pedro” é o sujeito. “Meu irmão” é o aposto desse sujeito, pois esclarece o conteúdo do termo a que se refere. Sintaticamente, meu irmão, ou em outras palavras, o aposto, equivale ao termo com que se relaciona. Se eliminarmos “Pedro”, “meu irmão” passa a sujeito da oração: Meu irmão foi eleito deputado.

O aposto é um termo usado para explicar, resumir ou comentar um termo anterior. Para isso, o aposto pode aparecer entre vírgulas, isolando o termo do restante da oração. Observe: “Fubá, o meu gato, dorme o dia inteiro.”

É o termo da oração que se associa a outro termo para especificá-lo ou explicá-lo. O aposto tem caráter nominal, ou seja, é representado por nomes e não por verbos ou advérbios.

Apostos / A postos
A locução adverbial “a postos” (de pronúncia aberta) tem o sentido de pronto, preparado para, como em “estamos a postos”; como se trata de locução adverbial, a expressão não varia em frases que estão no singular: “estou a postos”.

4 – Aposto distributivo
Apresenta pontuação e faz uso dos pronomes demonstrativos “este”, “esse”, “aquele”, “outra”, “aquilo”, etc. Utiliza-se esse tipo de aposto para retomar elementos do texto. Ex1: Pedro e Maria são meus amigos: aquele conheci na escola, já esta na faculdade.

É o único termo isolado dentro da oração, pois não se liga ao verbo nem ao nome. Não faz parte do sujeito nem do predicado. A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento.

No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.