O que é aplicação de bloqueio?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

O bloqueio facetário é um procedimento minimamente invasivo realizado pelo médico especialista em coluna, com aplicação de um conjunto de medicamentos (anestésicos e antiinflamatórios) através de injeções diretamente nas articulações (faceta) da coluna, guiado por aparelho de imagem de alta precisão (radioscopia).

A ação dura em torno de 30 minutos e dependendo do estado do paciente e sua recuperação no hospital, pode voltar pra casa no mesmo dia. Porém, não poderá sair dirigindo. Alguns pacientes podem sentir fraqueza ou dormência nas pernas que pode durar em torno de 6 horas.

O efeito colateral mais frequente é uma dor leve no local da infiltração nos primeiros 3 ou 4 dias, que melhora espontaneamente. Riscos extremamente raros são dor de cabeça, punção dural, infecção, sangramento e piora dos sintomas.

Os bloqueios nervosos, geralmente, levam apenas alguns minutos para serem administrados. Esse procedimento, na maioria das vezes, é feito em regime ambulatorial. No entanto, alguns pacientes podem necessitar de internação após o procedimento.

O bloqueio do plexo braquial também pode proporcionar alívio da dor por até 24 horas após a cirurgia, embora algumas áreas possam ter a sensibilidade reduzida ou alterada por até 48 horas.

Observe as seguir 3 tipos de bloqueio!

  • Bloqueio simples. O bloqueio simples ocorre quando somente 1 jogador fica responsável por bloquear a bola junto à rede. ...
  • Bloqueio duplo. ...
  • Bloqueio triplo.

Pode ocorrer dor no local das injeções após o procedimento. Aplicar uma bolsa de gelo três a quatro vezes ao dia pode ajudar a aliviar esta dor.

O bloqueio de energia deve ser aplicado se houver risco de uma liberação descontrolada de energia perigosa e para trabalhos de desligamento de dispositivos de segurança existentes, trabalhos que necessitam de bloqueio: Todos os trabalhos com risco de inicialização ou energização inesperada da máquina ou equipamento.

A infiltração na coluna pode durar até, aproximadamente, 30 minutos, e então o paciente já pode ir pra casa. No entanto, é recomendado o repouso ou diminuição das atividades por, no mínimo, 3 dias.

Para a sua realização, é aplicada uma solução composta de corticoides, que possui efeito anti-inflamatório, associado a um agente anestésico. Todo o procedimento é realizado de forma percutânea, ou seja, sem cortes, com o uso de seringas e agulhas.

É aplicada uma sedação com anestesia local no paciente. O procedimento leva em torno de 30 minutos, e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, sob orientação do profissional que realizou o procedimento. No entanto, normalmente é orientado que o paciente mantenha-se em repouso no período de 24 horas.

PACOTE BLOQUEIO COLUNA DE R$ 4125,00 POR R$ 3300,00 EM ATÉ 12X NO CARTÃO DE CRÉDITO.

O bloqueio facetário para aliviar dor na coluna é indicado quando há dor persistente sem resultados satisfatórios com o tratamento convencional. Também é muito indicado para o tratamento da artrose facetária, uma condição degenerativa das articulações neste local.

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

O procedimento vai durar aproximadamente 20 minutos. Você vai deitar de barriga para baixo e uma anestesia local será feita na pele das suas costas. Usando uma técnica especial de raio-X, uma agulha fininha vai ser inserida nas suas costas até a região em que se encontra a raiz nervosa inflamada.

Bloqueio terapêutico
Substâncias como anestésico local, ácido hialurônico e anti-inflamatório são aplicados para fins terapêuticos. As injeções visam diminuir ou eliminar a dor e, com isso, esse paciente poderá reduzir o seu consumo via oral de analgésicos, por exemplo.

O mais indicado é que este procedimento seja realizado por um anestesiologista, cuja formação o permite aplicar a técnica anestésica com segurança e efetividade. O procedimento para bloquear os nervos periféricos é considerado simples, mas exige preparo técnico.

Os anestésicos locais bloqueiam a ação de canais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação. A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular.