O que é Apgar baixo?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

A pontuação é baseada em medidas de frequência cardíaca, esforço respiratório, cor da pele, tônus muscular e irritabilidade reflexa. Uma pontuação total de 7 a 10 é considerada “normal”, e um escore Apgar inferior indica vitalidade deprimida.

Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos, significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave.

Qual é a nota de Apgar ideal? Bebês que têm o resultado de Apgar entre 8 e 10 são considerados saudáveis, com boa adaptação e não passaram por asfixia.

É um teste realizado nos primeiros minutos de vida de um recém-nascido e permite vigiar a sua saúde global. Saiba o que é avaliado no índice de Apgar. Os primeiros minutos de vida de um recém-nascido podem ser decisivos para a adaptação do bebé à vida fora do útero materno.

A escala de APGAR, também conhecida como índice ou escore APGAR, é um teste feito no recém-nascido logo após o nascimento que avalia seu estado geral e vitalidade, ajudando a identificar se é necessário qualquer tipo de tratamento ou cuidado médico extra após o nascimento.

Além disso, um escore de Apgar reduzido aos 10 minutos confere maiores riscos de paralisia cerebral e epilepsia do que um escore de Apgar reduzido em 5 minutos.

Na sala de parto o responsável pela realização do Índice de APGAR é o neonatologista ou pediatra, na ausência excepcional deste profissional o Enfermeiro poderá realizar esta avaliação, a exemplo de outros instrumentos de estratificação de risco já realizados por Enfermeiros em diversas situações.

Mas como interpretar o Escore de Apgar? Um escore baixo indica a presença de asfixia neonatal, e um escore alto (que é o normal), indica a ausência dessa asfixia. Mas é possível que o resultado da escala apresente falso-positivos e falso-negativos.

Se o recém-nascido apresentar Apgar < 3 no quinto minuto, recomenda-se repetir o Apgar, a cada 10 minutos, até o término das manobras de reanimação.

Embora a maioria dos bebês chorem logo ao nascer, alguns podem simplesmente não chorar e isso não é indicativo de risco, isoladamente.

As causas da icterícia são diversas, entre elas, estão a prematuridade, a oferta inadequada de leite materno, diabetes materna, predisposição genética e a incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho, quando um tem fator RH positivo e o outro negativo.

2O índice de apgar é feito logo após o nascimento pelo pediatra na sala de parto mesmo.

8 de agosto de 2022
O teste de Apgar é feito ainda na sala de parto com muito cuidado para investigar a condição do nascimento e com métodos que determinam a necessidade de intervenção médica imediata. Esse método atribui uma nota ao recém-nascido no primeiro e quinto minuto de vida.

“A melhor nota geral está entre 8 e 10, o que significa que aquele bebê não passou por asfixia perinatal. Entre 6 e 7 significa que ele passou por uma asfixia leve, já entre 3 e 5, uma asfixia moderada e, de 0 a 3, asfixia grave.

A Termo: se for compreendido entre 38 e 42 semanas de idade gestacional. Pré-termo: se for menor que 38 semanas de idade gestacional (pela OMS). Pré-termo limítrofe: se for entre 36 a 37 semanas de idade gestacional.

Utilizar água morna e sabonete neutro; •Secar bem a pele – evitar perda de calor; Verificar a temperatura uma hora após o banho , para avaliar a estabilidade térmica do RN. primeiras 24h de vida, preferencialmente nas primeiras 12h.

A forma mais comum de testar o reflexo de Moro consiste em pegar no bebé, apoiando a cabeça e as costas, e simular que deixa o bebé cair, sem nunca retirar as mãos do corpo do bebé.

Para determinar a vitalidade do bebê, utilizou-se o índice de Apgar, que varia de zero a dez e avalia freqüência cardíaca, respiração, reflexos, tônus muscular e aparência da pele. Crianças que, no quinto minuto de vida, apresentam índice de Apgar inferior a sete são consideradas de baixa vitalidade.

O que é o perímetro cefálico? O perímetro cefálico corresponde ao tamanho da circunferência da cabeça do bebé, sendo medido colocando uma fita métrica à volta da cabeça.

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

questão de biotipo mesmo. Alguns bebês amadurecem mais rápido, enquanto outros podem precisar de mais alguns dias, ou até semanas na barriga! É por causa de todas essas variáveis que a DPP é um intervalo de tempo, e não uma data específica.