O que é apego no relacionamento?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Apego é um tipo de vínculo no qual o senso de segurança de alguém está estreitamente ligado à figura de apego. No relacionamento com a figura de apego, a segurança e o conforto experimentados na sua presença permitem que seja usado como uma “base segura”, a partir da qual poderá se explorar o resto do mundo.

Esses padrões costumam ser categorizados em quatro principais estilos de apego: Apego Seguro; Apego Evitante; Apego Ambivalente; Apego Desorganizado.

O amor é apaixonado; o apego é apático. É habitual dizer que a raiva é o sentimento mais próximo do amor e é por isso que quando acaba um relacionamento sente um ódio e uma raiva inexplicável. Quando é apenas apego sente ansiedade, irritação com o fim da relação. O amor é desinteressado; apego é egocêntrico.

As causas da dependência emocional estão associadas ao medo de errar e de ser rejeitado, além do temor de ficar sozinho. Podem ter origem numa infância superprotegida ou ser consequência de alguma situação traumática. Isso é projetado na vida adulta, e a pessoa depende dos demais para reconhecer suas virtudes.

A ideia de que o apego só afeta bebês e crianças é um mito, pois começa no nascimento e dura toda a vida.

O apego ao passado é uma questão emocional complexa que merece cautelosa atenção.
...
Independente se o que aconteceu foi bom ou ruim, devemos deixar os acontecimentos passados irem embora naturalmente.

  1. Perdoe. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Ressignifique. ...
  3. Enfrente medos. ...
  4. Faça novos planos. ...
  5. Aproveite o momento presente.

O afeto diz respeito ao amor e carinho que podemos oferecer ao outro, já o apego, é sobre o comportamento de proteção, cuidados básicos e atenção as necessidades emocionais do outro.

O apego emocional se caracteriza por uma dependência bastante acentuada de um indivíduo em relação a outras pessoas, o que pode acabar privando o mesmo de uma vida mais plena e completa.

Apego Ansioso/Ambivalente
O apego ansioso acontece quando a criança não tem certeza quanto à disponibilidade de resposta ou ajuda dos pais e tem dificuldade em lidar com esse sentimento. O comportamento dos cuidadores é instável, ora se mostrando disponível e ora não.

Os comportamentos de apego se referem a um conjunto de condutas inatas que promovem a manutenção ou o estabelecimento da proximidade com sua principal figura provedora de cuidados, a mãe, na maioria das vezes, e são eliciados por sentimentos de medo, cansaço, fome ou estresse.

Quando um homem se apaixona, outros dois fatores são muito importantes: segurança e conforto. Além de confiar na outra pessoa, eles costumam se interessam mais por relacionamentos em que ambos tenham pelo menos alguns interesses em comum. Mas, claro, isso precisa ser natural.

Construir um amor baseado em apego é precisar do outro da mesma forma que a criança precisa de seus pais: para se sentir validado, nutrido, para alcançar seu lugar no mundo. É um amor carente de personalidade e imaturo onde só existem necessidades, medos e dependências.

5 dicas para não se apegar

  1. 1 – Aprenda a ser feliz sozinho. Quando você aprende a ser feliz sozinho, não precisa de outra pessoa. ...
  2. 2 – Não tenha medo de desistir. Desistir não é sinal de fracasso, não, viu? ...
  3. 3 – Não alimente mágoas. ...
  4. 4- Se deixe chorar. ...
  5. 5 – Errar faz parte da vida.

Portanto, o apego para Bowlby está ligado a sensação de segurança.

  • Como desenvolvemos o apego ao longo da infância. ...
  • Tipos de apego. ...
  • Apego Inseguro. ...
  • Apego seguro. ...
  • Apego inseguro evitante. ...
  • Apego inseguro preocupado.

Aprenda a amar sem apego e não sofrer na tentativa

  1. Evite ser um “viciado afetivo”: diga não aos apegos que trazem dor. ...
  2. Desapego não é desamor: é amar de forma madura. ...
  3. O amor tem um limite e se chama dignidade. ...
  4. Cuidado com os amores infantis e egocêntricos. ...
  5. Converta-se primeiro na pessoa que quer encontrar.

Ainsworth identificou três estilos de apego, ou padrões, que uma criança pode ter com figuras de apego: seguro, evitativo (inseguro) e ambivalente ou resistente (inseguro).

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

Os homens odeiam falar a todo o momento sobre seus sentimentos. Se quer ir longe no seu relacionamento, discuta-o em conta-gotas. Não adianta lutar contra a natureza: mãe é mãe, e sempre será a número um. Não caia na bobeira de querer brigar pelo lugar dela.

Quando um homem realmente ama uma mulher, ele se importa com a opinião dela e faz questão de escutá-la. O que você pensa sobre religião, política ou mesmo a cor das paredes é relevante para ele. Você sente que ele escuta você de verdade, pois ele presta atenção mesmo quando você está falando sobre coisas banais.