O que é apegado ou desapegado?

Perguntado por: rluz . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Desapego é um estado de desprendimento de um ou mais elementos. É o oposto do apego, estado em que uma pessoa é demasiadamente apegada a coisas, ideias, pessoas ou acontecimentos.

Não conseguem expressar emoção; Possuem dificuldade em ter empatia com os sentimentos de outra pessoa; Guardam emoções e sentimentos para si; Possuem dificuldade em se comprometer com outra pessoa ou relacionamento.

Segundo o dicionário, a palavra apego significa sentimento de afeição, de simpatia ou afeto por alguém ou alguma coisa. Também pode ser uma espécie de dependência, um vício, uma compulsão a algo ou alguém. O apego pode ser saudável ou não e é exatamente sobre isso que trataremos ao longo do artigo.

Ainsworth identificou três estilos de apego, ou padrões, que uma criança pode ter com figuras de apego: seguro, evitativo (inseguro) e ambivalente ou resistente (inseguro).

O Desapego é um site para as pessoas anunciarem roupas, objetos, acessórios etc que “cansaram” de usar ou novos. A plataforma funciona como um intermediário na compra e venda, cobrando uma taxa de 17% do valor. Feito pelo PagSeguro, o pagamento pode incluir cartões de crédito, parcelamento e opção de boleto.

Sinais do apego emocional no relacionamento
A pessoa não suportar olhar para o(a) parceiro(a) interagindo com alguém que não seja ela própria. Ciúmes acima do normal. Incômodo ao perceber o(a) parceiro(a) deseja passar algum tempo com outras pessoas, mesmo que sejam amigos ou amigas de longa data, ou familiares.

1 vinculada, junta, afeita, unida, afeiçoada, íntima, próxima, aproximada, agarrada.

No início dos estudos da teoria do apego, os pesquisadores identificaram 3 tipos de apego: o seguro, o evitante e o ambivalente.

Amor ou dependência emocional: como identificar?

  1. Incapacidade de ficar sozinho. É provável que você sinta como se precisasse compartilhar todos os momentos com a pessoa. ...
  2. Desconfiança excessiva. ...
  3. Você deixa de viver a sua vida. ...
  4. Não acredita poder viver sem a pessoa. ...
  5. Idealização. ...
  6. Tristeza ou ansiedade.

5 dicas para não se apegar

  1. 1 – Aprenda a ser feliz sozinho. Quando você aprende a ser feliz sozinho, não precisa de outra pessoa. ...
  2. 2 – Não tenha medo de desistir. Desistir não é sinal de fracasso, não, viu? ...
  3. 3 – Não alimente mágoas. ...
  4. 4- Se deixe chorar. ...
  5. 5 – Errar faz parte da vida.

O motivo da dificuldade de desapegar
Não é fácil desapegar, afinal, para dar o primeiro passo é preciso confrontar todo aquele material que você escondeu no fundo do baú: você vai “ver o seu passado todo passar por você”, como diz a música.

Entende-se que o apego é uma maneira de um indivíduo manter proximidade de algo ou de alguém que seja importante para ela. Essa pessoa, a qual o indivíduo é apegado, supre alguma necessidade ou deficiência emocional que o indivíduo tenha. Esse tipo de relação pode ser formada desde a infância.

A ideia de que o apego só afeta bebês e crianças é um mito, pois começa no nascimento e dura toda a vida.

Quando um homem se apaixona, outros dois fatores são muito importantes: segurança e conforto. Além de confiar na outra pessoa, eles costumam se interessam mais por relacionamentos em que ambos tenham pelo menos alguns interesses em comum. Mas, claro, isso precisa ser natural.

Num vínculo afetivo, existe o desejo de manter uma proximidade com o parceiro” (p. 711). Já o conceito de apego diz respeito a uma subvariedade do vínculo afetivo, no qual o senso de segurança de alguém está estreitamente ligado ao relacionamento.

O afeto diz respeito ao amor e carinho que podemos oferecer ao outro, já o apego, é sobre o comportamento de proteção, cuidados básicos e atenção as necessidades emocionais do outro.

Geralmente, o apego tem algum motivo. Se você ainda não deixou esse mau hábito é porque ele está satisfazendo alguma necessidade, promovendo um sentimento de segurança ou dando a ilusão que você está no controle da situação. Entender o porquê do apego ainda estar na sua vida pode ajudar a superá-lo.