O que é apatia social?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A expressão apatia social está relacionada com falta de vontade de se revoltar ou tomar uma atitude em relação à corrupção política e outros temas que afetam a sociedade. Por exemplo, não vota é uma expressão de apatia social.

Quais as causas da apatia? A causa se dá a partir de diversos fatores, que podem ser classificadas em três grupos: rotinas e hábitos do dia a dia, problemas psicológicas e doenças associadas.

  • 2.1 Apatia decorrente de problemas físicos.
  • 2.2 Apatia decorrente de problemas psicológicos.

Apatia é um termo psicológico utilizado para designar casos em que a pessoa perde o interesse de forma generalizada, ficando indiferente a qualquer tipo de acontecimento em sua vida, seja ele bom ou ruim. A apatia também pode ser definida como a ausência de sentimentos, emoção e entusiasmo.

A apatia pode ser entendida como a ausência de emoção, de entusiasmo, perda de interesse com relação às situações sociais ou emocionais (estado de humor), falta de sentimento ou de preocupação com a vida.

"Concluir pequenos objetivos em meio a uma rotina caótica faz com que a pessoa saia deste estado de apatia, porque ela vai ter uma sensação de realização", detalha Guth.

A apatia expressa uma grande falta de emoção, motivação, pouco ou nenhum entusiasmo, sendo um termo utilizado nas áreas da saúde mental para o estado permanente de indiferença. Nesse quadro, o indivíduo se sente incapaz de responder aos estímulos referentes à vida emocional, social ou até mesmo física.

19 sinônimos de apatia para 1 sentido da palavra apatia: Falta de energia, ânimo e interesse: 1 abatimento, abulia, desânimo, desídia, desinteresse, frieza, impassibilidade, inatividade, indiferença, indolência, inércia, insensibilidade, langor, languidez, letargia, marasmo, modorra, ociosidade, preguiça.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina.

Uma parcela da população mundial já lida com as consequências da apatia persistente, marcada, substancialmente, pela sensação de vazio que determina o languishing. Sensação que não passa, perdura dia após dia.

O desânimo e a falta de motivação fazem com que as pessoas sintam que é muito difícil se relacionar com as demais, que é muito difícil trabalhar ou realizar tarefas da rotina diária. Nesse sentido, se o seu estado de ânimo e seu nível de motivação pessoal são baixos, é normal que você se sinta esgotado.

O indivíduo sente que está emocionalmente desligado. É um “tanto faz, tanto fez” para tudo na vida. Muitas vezes a apatia é confundida com a anedonia, que é a incapacidade de sentir prazer.

O embotamento afetivo consiste na dificuldade em se conectar e expressar suas emoções. Já a apatia consiste em se sentir indiferente, ausência de sentir emoções. A terapia pode te ajudar a entender esses sintomas e a identificar as causas.

A apatia no trabalho caracteriza-se pela falta de interesse em algo específico ou no todo. Trata-se da “falta de vontade” de executar uma tarefa de maneira mais pró-ativa, agindo no que chamamos de “piloto automático“, onde o sujeito apenas cumpre as atividades, sem pensar de maneira criativa sobre elas.

A falta de prazer pela vida tem um nome: anedonia. A maioria das pessoas em algum momento acabam perdendo o interesse por coisas que costumavam executar. No entanto, a anedonia caracteriza-se pela perda total de satisfação e prazer em realizar atividades que antes eram consideradas agradáveis.