O que é apatia afetiva?

Perguntado por: sgodinho9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A ciência define a apatia como uma condição em que o estado emocional é de neutralidade e indiferença, isto é, a ausência de emoção e motivação diante de diferentes situações. Pode ser caracterizada também como o desinteresse e a indiferença quanto às reações afetivas.

Apatia não é doença, mas sim um conjunto de sinais comportamentais que se originam a partir de alguma condição específica, como um trauma psíquico ou uma doença física. Em geral, a apatia pode ser caracterizada pela falta de motivação, desinteresse social, isolamento, indiferença.

O embotamento afetivo consiste na dificuldade em se conectar e expressar suas emoções. Já a apatia consiste em se sentir indiferente, ausência de sentir emoções. A terapia pode te ajudar a entender esses sintomas e a identificar as causas.

A apatia pode ser entendida como a ausência de emoção, de entusiasmo, perda de interesse com relação às situações sociais ou emocionais (estado de humor), falta de sentimento ou de preocupação com a vida.

Uma parcela da população mundial já lida com as consequências da apatia persistente, marcada, substancialmente, pela sensação de vazio que determina o languishing. Sensação que não passa, perdura dia após dia.

Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

A apatia expressa uma grande falta de emoção, motivação, pouco ou nenhum entusiasmo, sendo um termo utilizado nas áreas da saúde mental para o estado permanente de indiferença. Nesse quadro, o indivíduo se sente incapaz de responder aos estímulos referentes à vida emocional, social ou até mesmo física.

A falta de prazer pela vida tem um nome: anedonia. A maioria das pessoas em algum momento acabam perdendo o interesse por coisas que costumavam executar. No entanto, a anedonia caracteriza-se pela perda total de satisfação e prazer em realizar atividades que antes eram consideradas agradáveis.

substantivo feminino Condição de quem não se comove, não demonstra sentimentos nem interesses: tratou o assunto com apatia. [Por Extensão] Falta de motivação, de vigor físico, de entusiasmo; prostração.

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.

A anedonia é a incapacidade de sentir prazer e aproveitar as coisas boas. É como se o nosso cérebro decidisse se desconectar. Não sentir para não sofrer, isolando-se e ficando anestesiado. Talvez você já tenha sentido isso alguma vez em sua vida, mas e o que acontece quando isso se torna crônico?

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias.

  1. Proteger-se.
  2. Perdoar.
  3. Ser Empático.
  4. Conversar.
  5. Ser Exemplo.
  6. Perceber os Sentimentos nas Atitudes.
  7. Tenha Paciência.

19 sinônimos de apatia para 1 sentido da palavra apatia: Falta de energia, ânimo e interesse: 1 abatimento, abulia, desânimo, desídia, desinteresse, frieza, impassibilidade, inatividade, indiferença, indolência, inércia, insensibilidade, langor, languidez, letargia, marasmo, modorra, ociosidade, preguiça.

A apatia é a perda da capacidade de se emocionar, uma falta de interesse crônica por tudo e todos. Já a empatia é a conexão profunda com o outro.

  • 2.1 Apatia decorrente de problemas físicos.
  • 2.2 Apatia decorrente de problemas psicológicos.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.