O que é Antropopatismo na Bíblia?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O antropomorfismo significa “em forma humana” – do grego antropos, “humano”, e morfe, “forma”. Já o antropopatismo significa “em sentimento humano” – do grego antropos, “humano”, e pathos, “sentimentos”.

Diz respeito à filosofia ou à religião e designa a ideia de atribuir a Deus qualidades humanas como o sentimento ou a imagem corporal.

A Palavra de Deus traz alento para nós. Ela nos edifica, consola, exorta e também nos mostra o caminho tão glorioso o qual temos que trilhar.

Oséias 7 Ouvir
Sarando eu a Israel, se descobriu a iniqüidade de Efraim, como também as maldades de Samaria, porque praticaram a falsidade; e o ladrão entra, e a horda dos salteadores despoja por fora.

A forma como Deus melhor se comunica conosco é através de seu filho, Jesus (Hebreus 1:1-2). Deus sabia que não havia uma forma melhor de entendermos a profundidade de seu propósito para nós do que se tornando humano e vivendo entre nós.

O antropomorfismo, longe de ser um especismo, como é o antropocentrismo – seja este cristão, kantiano ou neo-construtivista –, exprime a “decisão” originária de pensar o humano como dentro do mundo, e não acima dele (mesmo que apenas por um lado de seu ser dual) (Viveiros de Castro 2013).

adjetivo Semelhante ao homem; de aspecto ou aparência semelhante ao da espécie humana; antropomorfo.Com características humanas; que atribui a algo qualidades humanas. Relativo ao antropomorfismo, à forma de pensamento que atribui a Deus, aos deuses comportamentos e sentimentos humanos.

Que é ou tem forma semelhante ao homem. ... Figura antropomórfica que se caracteriza pela sua enorme cabeça feita geralmente de pasta de papel, que é usada como máscara (ex.: os cabeçudos distinguem-se dos gigantones sobretudo pela sua pequena estatura e pelo seu carácter folião). ...

Xenófanes foi o primeiro pensador a adotar o termo antropomorfismo, referindo-se às atribuições humanas que os gregos davam às suas divindades. Mas o que observou-se aos longo dos anos foi a continuidade desse raciocínio em outras vertentes.

Por sinal, os deuses mais importantes que veneravam eram antropozoomorfizados, como Anúbis, um deus com corpo humano e cabeça de chacal; e Hórus, deus com forma humana e cabeça de falcão.

Seres mitológicos
Como os deuses eram antropomórficos, eles possuíam características humanas, como a paixão. Desse modo, alguns deuses se apaixonavam por humanos e se relacionavam com eles. Essas relações, algumas vezes, geravam filhos denominados de semideuses.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

O nome mais sagrado para Deus é YHWH. A tradução mais provável é “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim (Êxodo 3:14; 6.3). Seguindo o costume que começou com a Septuaginta, a grande maioria das traduções modernas usa “Senhor” como equivalente de YHVH (Javé).

Uma das mensagens centrais do livro de Oseias é a de que Jeová ama Seu povo mesmo quando são infiéis a Ele e que misericordiosamente lhes oferecerá a reconciliação.

Sua pregação era centrada na quebra da aliança do povo de Israel com Deus. O povo estava misturando a adoração pura e Santa de Deus com a idolatria da vizinhança que não conhecia quem realmente era o Senhor Deus de Israel.

Através do profeta, Deus anunciou: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oseias 4:6). Essa advertência foi direcionada aos integrantes da nação de Israel que tinham rejeitado a instrução do Senhor e falhado em ser seu representante para as nações.