O que é antropologia de gabinete e antropologia de campo?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

A antropologia, que estuda as culturas humanas, seria “de gabinete” então quando não faz pesquisa de campo e considera poder determinar estruturas gerais do funcionamento de outras sociedades apenas a partir de pressupostos metafísicos e lógicos.

Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.

Trabalho de campo” é uma técnica de pesquisa comumente utilizado nas Ciências Sociais, especialmente na Antropologia, que exige o contato direto do pesquisador com situações, cenários, fenômenos, práticas, pessoas, grupos e/ou sociedades que se deseja estudar.

Tipos de Antropologia: evolucionista, social, cultural, física.

Assiste-se, ademais, à emergente reapropriação do modelo dos "quatro campos" (arqueologia, antropologia social/cultural, antropologia biológica e antropologia linguística) e à revisão das relações com outras áreas constitutivas das ciências humanas.

O estudo de campo permite observar um determinado local e/ou situação, observando uma realidade e, se necessário, buscando soluções para um problema específico.

A pesquisa de campo pode ser aplicada, por exemplo, para procurar entender se os clientes de determinado estabelecimento estão satisfeitos com o atendimento de um setor específico. Para isso, o pesquisador poderá produzir questionários ou fazer entrevistas com alguns participantes para obter as respostas.

O que é uma pesquisa de campo? A pesquisa de campo é caracterizada por investigações que, somadas às pesquisas bibliográficas e/ou documentais, se realiza coleta de dados junto à pessoas, ou grupos de pessoas, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa.

A Antropologia divide-se, principalmente, em duas áreas: A antropologia física e a antropologia cultural. Nestas esferas, campos de estudo diversos se tornaram independentes, sendo que a primeira é geralmente classificada como ciência natural e a segunda como ciência social.

A ANTROPOLOGIA é a ciência que estuda os diversos aspectos da vida social em diferentes culturas ou sociedades humanas.

Strauss

Strauss é considerado o pai da antropologia moderna. Para ele, a sociedade não estava dividida entre civilizados e não civilizados. Na década de 30, morou no Brasil e participou da criação da Universidade de São Paulo.

Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um antropólogo, sociólogo, educador, escritor e político brasileiro. Destacou-se por seu trabalho em defesa da causa indígena e da educação no país.

O trabalho de campo é uma proposta de metodologia que pode contribuir para o aluno compreender a organização do espaço geográfico, dando condições para se estabelecer análises do mesmo, buscando evitar a facilidade de se realizar uma pesquisa de observação que se restrinja somente à constatação da paisagem.

A Educação, como se sabe, pode fazer uso da Antropologia como uma das ciências da educação com os propósitos de decodificar e analisar valores e universos culturais constituintes tanto da instituição escola como das mais variadas formas de manifestação educacional não formais.

A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.

A seguir desenvolveu-se abordagem similar para as quatro subáreas em que a Antropologia é tradicionalmente subdividida: Antropologia Social/Cultural, Arqueologia, Linguística, e Antropologia Física/Biológica.

Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano em sua totalidade. O ser humano é compreendido pela antropologia em sua dimensão biológica, cultural e social, simultaneamente. O termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).

R$ 7.826,47

O salário médio de um Antropólogo no Brasil é de R$ 7.826,47. Os estados onde a profissão de Antropólogo têm os melhores salários são São Paulo, Distrito Federal e Amazonas. As especialidades com os melhores salários são Cientista Politico, Sociologo e Arqueologo.

A história dessa ciência no país pode ser dividida em três fases distintas: os pioneiros, período formativo e fase contemporânea.

Em muitos casos se confunde com pesquisa do tipo levantamento, porém o estudo de campo não foca em dados estatísticos. Usa-se mais observação do que questionamentos. O estudo de campo estuda um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a interação de seus componentes.

O campo de estudo é a área de conhecimento que você estuda em sua escola ou universidade. Ele pode ser dividido em diferentes disciplinas, como matemática, português, história ou ciências. Cada campo de estudo tem seus próprios objetivos, métodos e conteúdos.