O que é antítese e paradoxo exemplos?

Perguntado por: zparaiso . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

Paradoxo é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia. Trata-se figura de linguagem com conceitos amplos que abarcam diferentes áreas do conhecimento. Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.

Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos. A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição.

A antítese, como as demais figuras de linguagem, é frequentemente utilizada na literatura, no teatro, na poesia, na música, no cinema, etc., como recurso estilístico para criar um efeito diferenciado, chamar mais a atenção, reforçar uma ideia, estabelecer um contraste, entre outras funções.

Oposição e contraste entre palavras e ideias: 1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.

O contrário de paradoxo é: Principais antônimos de paradoxo: 1. coerência, congruência, lógica, logicidade, razão, sensatez, harmonia, conformidade, concordância.

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

Índice

  • 1 Paradoxos verídicos. 1.1 Matemáticos/Lógicos. 1.2 Psicológico-filosóficos. 1.2.1 Paradoxos da ação. 1.2.2 Paradoxos epistemológicos. 1.2.3 Paradoxos metafísicos. 1.3 Físicos.
  • 2 Paradoxos falsídicos.
  • 3 Antinomias. 3.1 Antinomias de definição.
  • 4 Paradoxos condicionais.
  • 5 Outros.
  • 6 Ver também.

Zenão de Eleia

Um dos pais da filosofia ocidental, o grego sintetizou nessa famosa frase a necessidades de estar sempre questionando tudo ao nosso redor, inclusive aquilo que temos certeza de que sabemos. Esse é o Paradoxo da Dicotomia, atribuído ao filósofo grego Zenão de Eleia.

Ocorre quando alguém volta ao passado, encontra-se consigo mesmo, e por causa de algo que faz, impede sua versão passada de viajar futuramente ao passado, tal como fez, alterando assim sua própria História e criando uma duplicata permanente e uma nova realidade.

Em especulações acerca de viagens no tempo, o paradoxo do avô refere-se às inconsistências que podem vir a surgir no presente caso o passado seja mudado. Por exemplo, uma viagem ao passado pode impedir que esta mesma viagem seja possível, ou mesmo que o viajante exista.

11 sinônimos de paradoxal para 1 sentido da palavra paradoxal: Que é absurdo e ilógico: 1 absurdo, ilógico, irracional, incoerente, incompatível, contraditório, disparatado, incongruente, antagônico, insensato, ridículo.

A antítese e o paradoxo são utilizados para dar maior expressividade ao texto através da oposição entre palavras e ideias. As figuras de linguagem servem para deixar o texto mais interessante, mais divertido, comovente, enfim, mais expressivo.

O oximoro pode ser considerado uma espécie de antítese. A antítese é a contraposição de ideias que reforça a dualidade na expressão, como o amor/ódio, o nascer/morrer. Enquanto que o oximoro é a figura de linguagem que usa palavras isoladas de sentidos opostos para formar uma nova interpretação.

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.