O que é antítese e hipérbole?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Já a hipérbole pode ser usada para revelar certos absurdos para o mundo empreendedor do século XXI. No caso da antítese, ela contribui para impactar o leitor, abrindo seus horizontes e mostrando que conceitos opostos podem, juntos, ter algo em comum.

A utilização de duas palavras opostas na mesma frase é conhecida como antítese, como podemos verificar nos seguinte exemplos: Viver e morrer são as coisas mais naturais do mundo. / A alegria e a tristeza fazem parte do meu trabalho.

Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de termos opostos para intensificar o sentido de uma ideia no discurso. É um recurso relacionado ao paradoxo. Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.

Definição: Sejam F1 e F2 dois pontos do plano e seja 2c a distância entre eles, hipérbole é o conjunto dos pontos do plano cuja diferença (em módulo) das distâncias à F1 e F2 é a constante 2a (0 < 2a < 2c).

Hipérbole

  • Expressa o exagero nas palavras.
  • Hipérbole no Cotidiano.
  • Hipérbole em diálogos.
  • Hipérbole na Música.
  • Hipérbole na Literatura.
  • Hipérbole na Propaganda.
  • Figura de linguagem.

A hipérbole pode ser obtida a partir da secção de um cone duplo. De forma analítica, a hipérbole é o lugar geométrico formado pelos pontos em que a diferença entre distância desse ponto a outros dois pontos conhecidos como focos é sempre constante.

A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".

Resposta: As palavras noite e aurora - "adivinho-te que sobes, vapor róseo, expulsando a rosa noturna.

O berço e a tumba são referidos em vez dos corpos que contêm. Em sentido figurado, pretende dizer que as qualidades e as imperfeições que cada um adquire durante a gestação e o desenvolvimento permanecem até ao fim da vida.

A antítese é uma figura de linguagem que serve para potencializar a expressão por meio da relação entre sentidos opostos. A oposição da antítese não está necessariamente relacionada ao sentido individual das palavras, mas ao modo como as palavras foram organizadas e estruturadas no texto, criando tal efeito de sentido.

Elas podem ser classificadas como semânticas, de pensamento, de sintaxe ou de som. As figuras de linguagem são usos de palavras ou expressões com sentido conotativo. Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa.

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima.

Paradoxo e antítese: qual a diferença? Embora sejam figuras de pensamento baseadas na oposição, o paradoxo e a antítese se distinguem . O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso.

ironia (inversão); antítese (convivência de opostos); paradoxo (opostos que juntos prejudicam a coerência);

Palavras que rimam com Antítese: Epítese. Hipótese. Fotossíntese.

Enquanto que a antítese ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos, a comparação aproxima dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança por meio de um conectivo (que, como).