O que é antibiograma sensível e resistente?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

De maneira intuitiva, o laudo “S” conclui que o microrganismo é sensível ao antibiótico testado. Assim, essa será a medicação recomendada. Por outro lado, caso o laudo seja “R”, o microrganismo é resistente ao antibiótico testado. Nesse caso, a medicação não terá função positiva na terapêutica.

Como entender o resultado. O resultado da urocultura com antibiograma é dado em forma de laudo, em que é indicado se o exame é negativo ou positivo e, nesses casos, qual o microrganismo identificado, sua quantidade na urina e os antibióticos a que foi sensível e resistente.

Autores. O antibiograma é um teste que oferece como resultado padrões de resistência ou susceptibilidade de uma bactéria específica a vários antimicrobianos (antibióticos ou quimioterápicos). Os resultados do antibiograma são interpretados e usados para tomar decisões sobre tratamento.

Bactérias resistentes a antibióticos é quando as bactérias são capazes de sobreviver e crescer na presença de um ou mais antibióticos. Quando isso ocorre, as bactérias resistentes continuam a causar infecção. Resistência bacteriana aos antibióticos é um tipo específico de resistência a droga antimicrobiana.

Este tipo de bactéria multirresistente pode contaminar a corrente sanguínea, causar infecções de pele e nos tecidos moles, pneumonia hospitalar e, por vezes, pneumonia necrosante rápida e fatal2. A melhor forma de se combater o MRSA é usar antibióticos somente como orientado por seu médico.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Existe um exame recomendado para essa situação: o antibiograma. Mas o que é antibiograma? Trata-se do exame recomendado para avaliar a resistência do microrganismo ao antibiótico, no caso dessas enfermidades provocadas por bactérias.

O resultado “não realizado” significa que não houve crescimento de bactérias na cultura e por isso não há a necessidade de utilizar medicamentos.

A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura. A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido.

ANTIBIOGRAMA é uma palavra usada para denominar/designar um exame laboratorial de urocultura (da urina / antibiograma urinário) ou cultura (de outro tipo de secreção) ou mesmo das fezes com posterior uso de antibióticos para determinar qual ou quais dos antimicrobianos será mais eficaz para matar determinado micro- ...

Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes; Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

Para que se faça uma escolha correta de um antibiótico, é necessário que inicialmente se identifique o microrganismo (bactéria, fungos e vírus) que está causando a infecção, as quais poderão ser classificadas em específicas e não especificas.

Embora existam antibióticos de primeira escolha, o profissional de saúde pode, dependendo do caso, solicitar um antibiograma. Antibiograma é um teste utilizado para verificar a sensibilidade de uma bactéria frente a diversos antimicrobianos.

Quais são os impactos desse fenômeno? A resistência eleva os custos de tratamentos, prolonga a permanência dos pacientes nos hospitais e pode aumentar índices de mortalidade. Conforme os antibióticos vão se tornando ineficazes, o número de infecções que se tornam mais difíceis de tratar tende a aumentar.

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.

O grupo de prioridade crítica inclui bactérias multirresistentes especialmente perigosos em hospitais, lares de idosos e entre os pacientes que necessitam tratamentos com dispositivos como ventiladores e cateteres intravenosos: Acinetobacter, Pseudomonas e vários Enterobacteriaceae tais como Klebsiella, E.

Sensível: Significa que a bactéria analisada apresenta susceptibilidade ao antibiótico utilizado no disco e é ACONSELHÁVEL A UTILIZAÇÃO DO ANTIBIÓTICO para combater a doença causada pela bactéria analisada.