O que é ansiedade paradoxal?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

No caso da ansiedade, o efeito paradoxal ocorre quando um indivíduo faz tudo para combater as causas da sua ansiedade, mas as suas atitudes acabam por aumentar o seu nível de ansiedade.

O movimento paradoxal de pregas vocais (MPPV) é um distúrbio caracterizado por adução anormal das pregas vocais durante a respiração.

Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.
...
Paradoxo

  • paradoxo verídico.
  • paradoxo condicional.
  • paradoxo falsídico.

O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso.

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Perguntas paradoxais nada mais são do que aquelas que parecem sem resposta, pois afirmar algo seria, em certa medida, negar uma outra ideia que também parece verdadeira.

Assim, num enunciado paradoxal, noções mutuamente excludentes são postas em relação e/ou incidem sobre um mesmo referencial. Como nesse exemplo famoso: “… É ferida que dói e não se sente” (Camões). Em linhas gerais, podemos dizer que o paradoxo é algo contrário ao que se pensa.

Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros que significa algo que contém ou envolve um paradoxo, ou seja, é incoerente ou absurdo. Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato.

O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

Ele nota que o homem é paradoxal: possui muitas misérias, contudo reconhece também que este mesmo ser é portador de grandeza. Esses paradoxos expressam a condição angustiante do homem que possuindo a razão, reconhece-se limitado, miserável e vulnerável diante do cosmos.

O contrário de paradoxo é: Principais antônimos de paradoxo: 1. coerência, congruência, lógica, logicidade, razão, sensatez, harmonia, conformidade, concordância.

O paradoxo é a afirmação de que em um universo estático, infinito e com distribuição regular de estrelas em seu espaço, o céu noturno deveria ser brilhante.

Ocorre quando alguém volta ao passado, encontra-se consigo mesmo, e por causa de algo que faz, impede sua versão passada de viajar futuramente ao passado, tal como fez, alterando assim sua própria História e criando uma duplicata permanente e uma nova realidade.