O que é aniversário no budismo?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4 / 5 10 votos

O Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni, comemorado no segundo domingo de maio, é a data mais significativa do calendário budista. Também chamado de Dia de Vesak, a data celebra o nascimento, a iluminação (Nirvana) e o falecimento (Parinirvana) de Buda.

Vesak é uma data celebrada pelos budistas e declarada como feriado em diversos países tradicionalmente Theravada. É comum ser referido como o aniversário de Buda, embora marque também sua iluminação (nibbana) e sua morte (parinibbana). É considerado um dia de Uposatha maior.

A ontogenia diz que o aniversário é a conclusão de mais um ciclo de maturação, enquanto a filosofia afirma que é o símbolo do encontro do homem com seu destino, a psicologia propõe uma reflexão sobre os propósitos, e o comércio lembra que é preciso comprar um presente.

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

Os aniversários têm origem pagã relacionada com a magia (as velas simbolizam a ligação com espiritual e protecção) e com a religião, embora no caso do cristianismo este costume estivesse abolido até ao século IV, altura em que a Igreja começou a comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

Namastê é um cumprimento e saudação típico do sul da Ásia, que significa “eu saúdo a você”, em português. Este termo é usado principalmente na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação e faz-se um gesto com as mãos juntas.

Não há, nunca houve, nem nunca haverá um homem que seja sempre censurado, ou um homem que seja sempre louvado.

O que há, entre os budistas, é a festa da iluminação de Buda, que acontece entre os dias 1º e 8 de dezembro. A festividade celebra o surgimento de Buda - a palavra significa "desperto" e refere-se a Sidarta Gautama, príncipe nepalês que teria vivido cinco séculos antes de Cristo.

Buda nasceu um príncipe taurino cercado com todas as regalias que esse signo gosta.

17 de maio

O Dia Vesak, também conhecido como o "Dia da Lua Cheia", é comemorado anualmente a 17 de maio, sendo considerado o dia mais sagrado para os Budistas pois corresponde à data de nascimento, chegada a um estádio de iluminação e morte de Siddhartha Gautama, designado Buda.

Acerca da comemoração de aniversários, a Bíblia não possui um único texto bíblico que desaprove tal coisa. O ensino de que a Bíblia proíbe o cristão de comemorar aniversários, conforme ensinado por alguns, não possui embasamento.

A Bíblia não fala sobre aniversário mas diz que o dia do nascimento é um dia muito importante. O povo de Israel celebrava ocasiões importantes, para lembrar o que tinha acontecido e agradecer a Deus. A Bíblia não condena nem aprova festas de aniversário.

É um exercício importante para a criança desenvolver seu senso de autoestima e pertencimento. As tradições familiares são muito importantes para estabelecer e fortalecer laços emocionais. Cada família celebra à sua maneira e é isso que faz com que as relações se tornem muito especiais.

Assim como entre as Testemunhas de Jeová, no Islamismo a comemoração de aniversários não é aceita. Isso porque estas celebrações trazem um conceito ocidental, sem base nos preceitos da religião.

A missão da Igreja é pregar o evangelho de Jesus Cristo, não é eleger políticos.

Trata-se dos sabatistas, religiosos que guardam o sábado, a exemplo dos judeus e dos adventistas.

A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.

Origem do Parabéns a Você
Tudo começou com as irmãs Mildred Jane Hill e Patty Smith Hill, que nasceram na cidade de Louisville, no estado de Kentucky, leste dos Estados Unidos.

Como 'nasceu' o Parabéns
A música mais cantada em todo o mundo foi criada nos Estados Unidos em 1875 pelas irmãs Mildred e Patrícia Hill, professoras primárias da cidade de Louisville, no estado de Kentucky.