O que é animal de poder no xamanismo?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

O animal de poder ou animal espiritual é a representação de um guia espiritual. Os animais de poder aparecem para chancelar o que você está vivendo ou para alertar sobre a mudança necessária que devemos realizar em nossas vidas.

Cavalo é um animal místico para o xamanismo, pois ele representa o poder da liberdade e o dom da clarividência. Dotado de um espírito livre, o cavalo persegue o caminho correto ao conectar-se com sua força interior. A cobra ou serpente como animal de poder do xamanismo significa a transmutação e o poder de cura.

Xamanismo no contexto da evangelização
Sekwa para mim era tipo Deus: tinha poder, podia curar as pessoas, saber dos mortos, proteger da chuva, ver coisas que ninguém via.

Uma maneira simples de se conectar ao seu animal de poder é meditar. As possibilidades são infinitas e você pode provar várias delas para entender aquela que mais tem a ver com você e que mais o engrandece espiritualmente. Um bom exemplo é fechar os olhos, controlar a respiração e entrar em meditação.

Medite e reze.
Encontrar seu animal espiritual é um exercício sobrenatural e espiritual. Faça uma sessão de meditação ou de rezas para se concentrar, possibilitando qualquer chance de se comunicar com o animal espiritual. Faça-o em um lugar natural, como uma pradaria ou uma praia.

No entanto, alguns se sobressaem por conter habilidades simplesmente fora do comum, dignas de uma história em quadrinhos.
...

  • Água-viva Turritopsis nutricula. ...
  • Camaleão. ...
  • Baiacu Espinho. ...
  • Peixe-leão-vermelho. ...
  • Pangolim. ...
  • Porco-espinho. ...
  • Rã-da-floresta.

Bode. O animal demonizado pelos cristãos, o bode era muito associado a líbido e fertilidade para os pagãos.

O leão é o animal que representa força, poder e realeza.

O Totem da Águia representa a conexão com a nossa essência divina. Sua presença evoca força de vontade, lucidez mental e a clara luz da Sabedoria. Ela nos ensina a adentrar a dimensão do Vazio, para que a inteligência suprema possa nos preencher e inspirar.

1- Menos de 2% das doenças humanas são observadas em animais. 2- Testes em animais e os resultados nos humanos concordam somente de 5 a 25% das vezes. 3- 95% das drogas homologadas por testes em animais são imediatamente descartadas como desnecessárias ou perigosas ao humanos.

O xamã ou pajé está, a rigor, acostumado com tais trânsitos. Ele já é outra pessoa, pode ter uma família com os humanos-outros, vive sempre entre duas referências, transita entre as gentes dos animais, os espíritos, as almas dos mortos.

Vários elementos xamânicos em comum foram detectados e notou-se um forte discurso espírita de afastamento do contexto cultural xamânico indígena, julgando tais crenças como primitivas, sendo que este não corresponderia ao ideal evolucionista da doutrina espírita.

Xamanismo e animais
por exemplo, o lobo representa aptidões sociais, fidelidade, generosidade, amor e capacidade de ensinar. O urso está relacionado com o inconsciente, e representa os instintos. A coruja representa o caminho para a sabedoria e em algumas tradições pode ser portadora de boas ou más notícias.

Tradicionalmente, a pessoa que demonstra profundo conhecimento da natureza humana, que age com sabedoria, que vive em harmonia e transmite bons ensinamentos, pode ser escolhido pelo seu povo para os representar como xamã.

* Uma pedra, cristal ou um vasinho de terra no Oeste, representando o elemento terra. * Uma vela na direção Leste, representando o elemento fogo. Lembre-se de iniciar com a cerimônia de purificação . Consagre o altar como um ponto de força para você.

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos.
Os animais não têm alma. Logo, não vão para o céu. Isso tem uma razão de ser: ninguém quer ter que lidar com bichos sujos, como guaxinins, gambás, texugos, entre outros, quando estiver em um belo piquenique com Jesus.”