O que é angústia espiritual?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A NANDA-I define o diagnóstico de enfermagem angústia espiritual como “capacidade prejudicada de experienciar e integrar significado e objetivo à vida por meio de uma conexão consigo mesmo, com os outros, arte, música, literatura, natureza e/ou um ser maior”(10).

No conceito comum, aflição significa um estado de profunda tristeza, mágoa ou desgosto, ansiedade, angústia. Na visão espírita, temos como oportunidades de reajuste perante a Lei de Deus, sendo necessário compreendê-las e aceitá-las como lições valiosas. Cada criatura tem a aflição que lhe é própria.

Afinal, a angústia existe desde o Antigo Testamento, quando um ensinamento precioso foi dado aos cristãos: “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam (Naum 1,7).

Como tratar a angústia?

  1. Procure ajuda profissional. Um psicólogo pode ajudá-lo de diversas maneiras a lidar com a angústia: ...
  2. Adote hábitos saudáveis. Os hábitos saudáveis ajudam a prevenir e a tratar estados emocionais de perturbação. ...
  3. Reflita sobre a sua vida. ...
  4. Defina objetivos para a sua vida. ...
  5. Não fuja de seus problemas.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

Na Conferência XX\1, Freud (1917 /1980) su- põe a existência de dois tipos de angústia: angústia neurótica e angústia realística. A primeira continua a tese de que a angústia é resultado da transforma- ção da libido sob recalque. A segunda é considera- da a reação original diante de perigos externos.

Qual o conceito de angústia, então? A definição de angústia pode ser compreendida como um sofrimento mental que inclui o medo e o sentimento de aflição, que podem resultar em sintomas físicos psicossomáticos. Dessa forma, é importante também conhecer maneiras de combater esse problema.

A ansiedade é uma apreensão exagerada em relação ao futuro, enquanto a angústia é um sofrimento relacionado ao presente.”

Para sair deste estado, busquei ajuda nos ensinos de Jesus, quando me deparei com um deles, que foi capaz de me inspirar coragem e levantar o meu astral: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo" (João, 16:33).

O que é desespero? O desespero é um estado emocional de extrema tensão, ansiedade e medo. A pessoa mergulhada neste estado não consegue sair com facilidade, pois sua percepção negativista contribui para que esteja sempre para baixo. Quando recorrente, torna-se clínico e pode assumir o controle das emoções.

A angústia pode estar relacionada com o medo de algo que não consigo definir, meus pensamentos deixam minha mente angustiada e acabo precipitando eventos irracionais que me levam a pensar no perigo que pode surgir no futuro, então surge o vazio e fico paralisado(a), incomodado(a) e assustado(a).

O Salmo 56 (57) por exemplo, diz em dois dos seus versículos: “Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, a este Deus que me dá todo bem. Que me envie do Céu sua ajuda e confunda os meus opressores! Deus me envie sua graça e verdade” (Salmo 56, 3-4).

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Salmo 94:18

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Medite nestas palavras por um momento.

“Meu Senhor, minha alma está perturbada; a angústia, o medo e o pânico tomam conta de mim. Sei que isso acontece por causa da minha falta de fé, da falta de abandono nas Tuas mãos santas e de não confiar totalmente no Teu poder infinito. Perdoa-me, Senhor, e aumenta a minha fé.

A acupuntura, meditação, yoga e caminhada são alguns remédios naturais comuns para a ansiedade. Quando você estiver muito apreensivo, também pode fazer chás calmantes, como camomila, cidreira, alfazema e erva de são-joão.

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  1. Camomila. Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central. ...
  2. Capim limão. ...
  3. Cidreira brasileira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Folhas de maracujá

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Entre outros sintomas físicos causados pela ansiedade estão:

  • Boca seca, tontura;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Desconforto abdominal;
  • Ondas de calor;
  • Calafrios;
  • Micção frequente;
  • Dificuldade para engolir.

Angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, e com ressentimentos aliados a alguma dor. No campo psiquiátrico a angústia é considerada uma doença e precisa ser tratada. Para a psiquiatria, a angústia pode ser um sintoma de depressão.