O que é angústia da alma?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

A angústia é considerada uma percepção psicológica caracterizada pela mudança de humor, perda de paz interior, dor, insegurança, culpa, mal-estar e tristeza. Ou seja, ela é a junção de questões emocionais e físicas que podem chegar ao limite de nos impedir de realizar tarefas cotidianas ou provocar isolamento.

Algumas características que definem a angústia espiritual, segundo a taxonomia NANDA: Expressa falta de esperança e de significado e propósito na vida. Falta de paz, serenidade, aceitação, amor, perdão de si próprio, coragem. Raiva e culpa.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

A tristeza é um sentimento que faz parte do comportamento humano e geralmente acontece quando se sofre uma decepção ou perda. O mais comum é que ela vá diminuindo com o passar do tempo, conforme o indivíduo se acostuma com a mudança que aconteceu em sua vida.

A ansiedade é uma apreensão exagerada em relação ao futuro, enquanto a angústia é um sofrimento relacionado ao presente.”

Durante o tratamento da angústia, o antidepressivo tricíclico amitriptilina (Elavil) é o mais recomendado para ser utilizado como analgésico, principalmente por sua atuação sedativa contra a dor e aumento de atividade dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina.

Neste texto, Freud fala de dois tipos de angústia, a realística e a neurótica.

A angústia pode estar relacionada com o medo de algo que não consigo definir, meus pensamentos deixam minha mente angustiada e acabo precipitando eventos irracionais que me levam a pensar no perigo que pode surgir no futuro, então surge o vazio e fico paralisado(a), incomodado(a) e assustado(a).

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

A angústia é uma sensação que pode estar associada a casos depressivos e ansiosos, a angústia é um sintoma. Já a depressão uma doença caracterizada pelo fato da pessoa estar com uma tristeza profunda que não passa, começando a surgir outros sintomas.

Salmo 116 - Contra a Aflição. Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica. Porque inclina para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver. Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza.

JESUS – Foi orar ao Pai
ORAR PELOS QUE SENTEM ANGUSTIA E MEDO E PRECISAM DO SOCORRO DE DEUS. Depois de orar por todos vamos declarar juntos: Não ANDAREI ansioso por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, APRESENTAREI MEUS pedidos a Deus.

A definição de angústia pode ser compreendida como um sofrimento mental que inclui o medo e o sentimento de aflição, que podem resultar em sintomas físicos psicossomáticos. Dessa forma, é importante também conhecer maneiras de combater esse problema.

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

O que a ansiedade pode causar no corpo? Os efeitos da ansiedade não são sentidos somente a um nível emocional. O funcionamento do corpo também é impactado por esse sentimento. Você já deve ter percebido certo desconforto físico em momentos de apreensão, como coração acelerado, náusea e tremores nas mãos e pernas.

Diazepam. O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

"Quando a alma entristece, o corpo adoece. E quando a boca cala, o corpo fala. O nariz escorre quando não se permite chorar. A garganta fecha quando não consegue falar das aflições.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.