O que é anemia hemolítica em cães?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A anemia hemolítica imunomediada (AHIM) é uma doença causada pela destruição imunomediada dos eritrócitos que pode ser primária, quando idiopática, ou secundária a uma variedade de desordens. Pode ocorrer em qualquer raça de cães, mas o Cocker Spaniel, Poodle e Sheepdog são as mais acomedidas.

Quais são as causas da anemia hemolítica ? A causa da anemia hemolítica autoimune nem sempre é identificada, mas ela pode ser secundária à presença de outras doenças autoimunes como câncer (linfomas e leucemias), lúpus, artrite reumatoide ou à reação a medicamentos e antibióticos.

As manifestações sistêmicas das anemias hemolíticas lembram aquelas das outras anemias e incluem palidez, fadiga, tontura e fraqueza. Icterícia conjuntival e/ou icterícia podem ocorrer e pode haver esplenomegalia.

As complicações variam conforme o tipo de anemia hemolítica. As anemias graves podem causar o colapso cardiovascular e agravar doenças cardíacas preexistentes, doenças pulmonares e doença cerebrovascular.

Entre os medicamentos que podem causar anemia hemolítica imune secundária estão as penicilinas, as cefalosporinas, a Levodopa, a Metildopa, o Ácido mefenâmico, a Quinidina, o Ácido salicílico, as sulfonamidas, os diuréticos tiazídicos, a Antazolina, a Clorpromazina, a Isoniazida, a Estreptomicina e o Ibuprofeno.

Na anemia hemolítica por anticorpos quentes, a hemólise é primariamente esplênica e não decorre de lise direta dos eritrócitos. É quase sempre grave e pode ser fatal.

A anemia hemolítica é moderada; o hemograma mostra numerosos leptócitos, raros drepanócitos e alguns eritrócitos com uma forma peculiar, ditos pecilócitos SC, decorrentes da dupla cristalização das hemoglobinas anormais; a CHCM costuma estar diminuída (hipocromia sem microcitose).

Destruição rápida dos glóbulos vermelhos (hemólise) com liberação de hemoglobina livre no soro. Considerações gerais: A destruição rápida de glóbulos vermelhos pode ser desencadeada em condições em que há a presença de membranas anormais nos glóbulos vermelhos.

Prevenção: A triagem de anticorpos no sangue doado e no receptor pode prevenir a anemia hemolítica relacionada com as transfusões de sangue.

A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma doença autoimune que se caracteriza pela destruição de glóbulos vermelhos. Ela é causada pelos próprios anticorpos do organismo, os chamados “autoanticorpos”. Segundo relatório do Ministério da Saúde, existem três tipos diferentes dessa condição: quente, fria e mista.

Além das manifestações clínicas clássicas de anemia, como palidez e fadiga, o paciente pode apresentar sinais indicativos de hemólise como icterícia e esplenomegalia.

Significado de hemolítico
[Medicina] Que se pode referir à hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos do sangue). Que causa hemólise. Etimologia (origem da palavra hemolítico). Hemól(ise) + ítico.

Exames laboratoriais. Laboratorialmente, a anemia hemolítica é caracterizada por reticulocitose, aumento de bilirrubina indireta e desidrogenase lática (LDH) e redução de haptoglobina. A reticulocitose resulta do aumento da eritropoiese, na tentativa da medula óssea de compensar a anemia.

Os dois exames principais utilizados para diagnosticar a presença de hemólise são a dosagem do LDH e a haptoglobina. Um nível elevado de LDH é um marcador não específico de danos teciduais e pode ser encontrado em muitas outras condições diferentes.

Como distinguir as hemólises
Laboratorialmente, conseguimos diferenciar as hemólises da seguinte maneira: na in vivo, ocorre um aumento da hemoglobina, do LDH, do índice de reticulócitos e da bilirrubina livre, sem aumento anormal do potássio, além da diminuição da haptoglobina.

A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma condição clínica incomum em que autoanticorpos se ligam à superfície dos eritrócitos, ocasionando sua destruição via sistema complemento ou sistema reticuloendotelial (1). A AHAI é classificada de acordo com a temperatura de reatividade dos anticorpos aos eritrócitos.

A anemia hemolítica auto-imune tipo quente é a forma mais comum de anemia hemolítica auto-imune (ver este termo) definida pela presença de auto-anticorpos contra glóbulos vermelhos quentes (auto-anticorpos que atuam a temperaturas entre 37-40 ° C).