O que é anedonia e Avolia?

Perguntado por: ogil3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os sintomas negativos, presentes em alguns transtornos psicóticos, são caracterizados por diminuição da expressão emocional (ou embotamento afetivo), diminuição ou abolição da vontade (ou abulia), falta de sociabilidade, diminuição da capacidade de sentir prazer (anedonia), empobrecimento da fala (alogia) e prejuízo da ...

É a perda da satisfação e interesse em realizar as atividades do dia a dia, como tomar um café com os amigos, passear com o cachorro ou levar os filhos num passeio diferente, por exemplo, que antes eram consideradas agradáveis.

Os principais sintomas da anedonia são:

  1. a perda de interesse por atividades que se realizava anteriormente;
  2. dificuldades de concentração;
  3. alterações do sono, podendo haver insônia ou sono excessivo;
  4. e a diminuição ou perda da libido.

Enquanto a tristeza não interfere em atividades simples do dia a dia ou persiste por questão de horas, a anedonia pode ter uma longa duração caso não receba o tratamento adequado, sendo capaz de afetar vários aspectos da vida como trabalho, relacionamentos, saúde e família por meses ou anos.

Os termos hipobulia e abulia são amplamente utilizados nos textos de psicopatologia, com o significado de diminuição (e abolição) da energia, do sentimento de força, do vigor, da motivação, da espontaneidade, da iniciativa e da capacidade de decisão.

Como funciona o tratamento? Por ser um sintoma, e não um transtorno propriamente dito, a anedonia obrigatoriamente necessita ser tratada juntamente com a doença. O tratamento consiste na prescrição de medicamentos depressivos e de psicoterapia, associado ao estímulo à atividade física.

Tipos de psicose

  • Esquizofrenia. Doença psiquiátrica em que há rompimento de contato com a realidade, comportamento social atípico e ideias delirantes. ...
  • Transtorno bipolar. ...
  • Transtorno psicótico induzido por substância. ...
  • Transtorno delirante.

Anedonia é a dificuldade ou incapacidade de uma pessoa em sentir prazer ou se motivar a realizar atividades que antes eram prazerosas. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a doença atinge cerca de 70% dos pacientes com depressão.

O indivíduo sente que está emocionalmente desligado. É um “tanto faz, tanto fez” para tudo na vida. Muitas vezes a apatia é confundida com a anedonia, que é a incapacidade de sentir prazer.

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

Essa alteração costuma ser comum em pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química ou demência. Além da perda significativa de sentir prazer em atividades das quais gostava, a pessoa se sente emocionalmente “vazia”.

Os pacientes dizem: “Agora não vejo mais graça em nada, as coisas perderam o sabor, não vibro com mais nada…”. A anedonia é um sintoma central das síndromes depressivas, podendo ocorrer também em quadros esquizofrênicos e em transtornos da personalidade.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

O embotamento afetivo é um problema, muitas vezes relacionado com transtornos psicológicos já existentes, tais como a psicose e a esquizofrenia. Porém, também acomete pessoas que sofreram situações traumáticas ou extremas, como catástrofes, assaltos, violências físicas e psicológicas ou experiência de quase morte.

Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.

Distimia é uma depressão crônica que tem como principal sintoma a irritabilidade, além de mau humor, baixa autoestima, desânimo, tristeza e predominância de pensamentos negativos. Distimia é um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade.

Continuar lendo O que é Avolia?