O que é andropausa feminina?

Perguntado por: dcorte . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

A diminuição de hormônios sexuais, conhecido nas mulheres como menopausa, também acontece nos homens, sendo chamado de andropausa. A queda na produção dos hormônios androgênicos, como a testosterona, é um processo natural que acontece quando o homem envelhece.

A andropausa é provocada por uma queda nos níveis de testosterona. Dessa forma, ela dura até que os níveis desse hormônio voltem ao normal. É necessário paciência, porque a testosterona sobe e desce lentamente. Sabendo disso, é comum que os efeitos do tratamento da andropausa demorem de 4 a 6 meses para aparecer.

Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.

Um ótimo tratamento natural para andropausa é o chá de tribulus terrestris, pois esta planta medicinal aumenta os níveis de testosterona no sangue, sendo também um excelente remédio caseiro para impotência, um dos sintomas de andropausa.

Como é feito o tratamento

  • Comprimidos de acetato de ciproterona, acetato de testosterona ou undecanoato de testosterona;
  • Gel de dihidrotestosterona;
  • Injeções de cipionato, decanoato ou enantato de testosterona, aplicadas 1 vez ao mês;
  • Adesivos ou implantes de testosterona.

Não existe uma frequência específica para um homem de 50 anos ejacular. É certo que nas fases mais jovens, eles podem fazer isso com bastante frequência, em alguns casos, mais de 10 vezes por dia a partir da masturbação. No entanto, com o tempo, esse número vai diminuindo.

Climatério x Menopausa
Antes do fim desse estágio, o momento é chamado de climatério, ou seja, é caracterizado pela transição fisiológica que separa a fase reprodutiva e não reprodutiva da mulher. Assim, o climatério abrange toda essa transição do período produtivo para o não produtivo, indo até a última menstruação.

A menopausa afeta o cérebro, os ossos, os músculos e o coração. Pode causar ondas de calor, problemas de sono, ansiedade, disfunção urinária e ressecamento vaginal. Muitas vezes, as mulheres também perdem o interesse em fazer sexo. Tudo se resume a um hormônio, o estrogênio.

Na maioria das vezes, as ondas de calor ou suores noturnos nos homens são um sinal de deficiência androgênica do envelhecimento masculino, às vezes chamada popularmente de andropausa.

O médico especialista em andropausa é o urologista. A andrologia, subespecialidade da urologia, cuida da saúde do homem, especialmente no que se refere às funções reprodutoras e sexuais.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

A menopausa é reconhecida quando a mulher tem seu ciclo menstrual interrompido por 6 meses ou mais, resultado da perda de atividade folicular ovariana.

Muitas mulheres ficam em dúvida, mas é possível engravidar no climatério, pois durante esse período a ovulação ainda ocorre, ainda que de forma irregular. No entanto, as chances de uma gravidez natural são menores entre mulheres mais velhas.

Com a menopausa, há uma sensível diminuição no tamanho do útero. O colo – parte inferior do órgão – sofre um estreitamento do canal e o endométrio diminui de espessura e se atrofia, porém permanece com a capacidade de resposta aos hormônios femininos.

Existem alimentos que aumentam a testosterona?

  • Carnes magras. A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona. ...
  • Brócolis, repolho e couve-de-bruxelas. ...
  • Ovos. ...
  • Salmão. ...
  • Ostras. ...
  • Alho.

O suco de romã também mostrou em estudos seu poder de aumentar a testosterona. O trabalho dosou a testosterona na saliva durante duas semanas em homens e mulheres que receberem suco de romã puro.