O que é ancestralidade negra?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

No que se refere à identidade negra, Sodré (1983) assinala que ela é entendida como construção múltipla, social e historicamente (re)construída com base em matrizes africanas e nas relações socioculturais, políticas e históricas que se deram a partir dos ancestrais africanos trazidos para o Brasil.

Segundo Jouse, a ancestralidade é um instrumento de concretização para a decolonialidade e é símbolo da resistência. “A ancestralidade de João Mulungu, por exemplo, foi importante para a luta da população negra, para que nós pudéssemos chegar até aqui hoje”, afirmou.

Uma ancestralidade como referência e fundamento de uma nova utopia em nome de uma ética da sobrevivência e do equilíbrio com a natureza. Esta é uma das dimensões da experiência afrodiaspórica no Brasil. Uma experiência que deve ser vista também no campo da justiça política.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Ancestralidade se trata de características relativas e herdadas de nossos antepassados. Eles acabam transmitindo componentes genéticos e sociais que refletem em nossa composição interna e externa. Assim, ajudam a moldar a nossa identidade e colocação em nosso próprio tempo como indivíduos e seres humanos.

Agora, partindo para o estudo levantado pela Genera, e considerando uma média geral da ancestralidade da população brasileira que realizou o teste genético, temos aproximadamente os seguintes indicadores: 72% da Europa, 11% da África, 6,5% das Américas, 5,5% do Oriente Médio, e 2% da Ásia.

Esses diferentes padrões de herança permi- tem que a ancestralidade seja revelada sob diferentes pontos de vista: o cromossomo Y conta a origem dos ancestrais masculinos; o DNA mitocondrial, dos ancestrais femini- nos; e os autossomos e o cromossomo X, a história conjunta com todas as nuances de miscigenação.

São algumas palavras: acarajé, axé, babá, berimbau, búzios, cachaça, caçula, cafuné, Candomblé, canjica, capoeira, dendê, empacar, farofa, fofoca, fubá, gogó, Iemanjá, miçanga, maracatu, mingau, mochila, moleque, nenê, pamonha, quindim, samba, tagarela, tango, tutu, vatapá, xodó e zangar.

A ancestralidade, ou seja, o elo com as antigas gerações aparecia no diálogo dos guias espirituais com os frequentadores do terreiro.

O saber ancestral também é a capacidade de perceber as oportunidades que os minutos e segundos nos oferecem. A felicidade ou a chance tanto esperadas podem passar diversas vezes na nossa frente, mas nem sempre conseguimos notá-las.

Moleque, quiabo, fubá, caçula e angu. Cachaça, dengoso, quitute, berimbau e maracatu.

Ancestralidade e cultura são questões preciosas que precisam ser levadas a sério e vivenciadas com respeito quando determinados grupos se apropriam de modos e costumes, sem fazer a devida reverência aos que os antecederam naquele modo.

Em um terreiro de Candomblé e a partir de sua cosmogonia, a ancestralidade toma vários significados, podendo denotar, por exemplo, a presença de pessoas já desencarnadas naquele local que eram iniciadas no Candomblé e ainda fazem parte daquela comunidade como ancestrais, também podendo representar uma hierarquia dentro ...

A conexão ancestral é fonte de sabedoria, identidade, pertencimento e saúde. Honrar os ancestrais e os mais velhos, significa reconhecer a sabedoria dos que vieram antes de nós. Significa tomar a vida em sua plenitude!

No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.