O que é análise de rotatividade?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 26 de maio de 2023
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A análise de rotatividade tem por objetivo verificar os prazos médios de rotação dos elementos do ciclo operacional da empresa.

Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

A formula para calcular o turnover é: (Admissões totais + Demissões totais ÷ 2) ÷ Número total de colaboradores x 100. O resultado é sua taxa de turnover.

A rotatividade nas empresas (turnover) pode ser consequência de diversos fatores, desde o clima organizacional ruim a cenários econômicos desafiadores, queda nas receitas, pressão por resultados ou, inclusive, falta de motivação dos funcionários.

Especialistas da área de gestão recomendam que a empresa trabalhe com uma taxa de turnover entre 5% e 10% ao ano. Acima disso poderá trazer sérios problemas financeiros à empresa. Mas é preciso considerar as diferenças e as características de cada mercado de trabalho.

Vantagens da Rotatividade
As vantagens abrangem o Trabalhador e/ou Empregador, nomeadamente: -atenuar a monotonia (3) (8), aborrecimento (2) (3) (5) (6) e cansaço/fadiga (3); ou seja, a carga física e/ou emocional (6). -potenciar o lucro (2).

O giro de estoque, ou a taxa de rotatividade de estoque, é o número de vezes que uma empresa vende e substitui seu estoque de mercadorias durante um determinado período.

Nesse sentido, altos índices de rotatividade interna podem representar maiores gastos, além de uma imagem negativa da empresa perante colaboradores, clientes e concorrência. Na área de Recursos Humanos, a rotatividade ou turnover representa o número de entradas e saídas de funcionários de uma empresa.

Alta rotatividade ou turnover é o termo usado para indicar as alterações no quadro de funcionários de uma empresa. Esse é um índice de extrema importância para um RH estratégico. A partir dele, é possível identificar diversos problemas na gestão de pessoas e até na gestão do clima organizacional.

A rotatividade de pessoal baixa mantém o capital intelectual da organização, garantindo mais engajamento, produtividade e fluidez para tomadas de decisão. Além disso, significa um ganho econômico para a empresa, já que minimizam-se os custos com demissões, contratações e ociosidade das equipes.

O cálculo do turnover é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.

Embora os custos exatos da rotatividade de funcionários variem, não há dúvida de que é algo que os empregadores precisam gerenciar. Alguns estudos preveem que cada vez que uma empresa substitui um funcionário assalariado, custa em média 6 a 9 meses de salário.

O giro de estoque é igual ao total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. Por exemplo, se o volume médio mensal no estoque de um supermercado é de 3 mil garrafas de água, e são vendidas 12 mil delas por ano, o giro de estoque é 4, o que significa que o estoque foi completamente renovado 4 vezes.

O termo “churn” é algo (infelizmente) bastante conhecido pelos gestores. Ele significa rotatividade. No caso de uma empresa, refere-se à rotatividade de clientes. Em outras palavras, aos consumidores que cancelaram a sua assinatura por um período determinado.

O que é turnover em vendas? Turnover em português significa virar algo, mudá-lo de posição. No mundo dos negócios, o turnover é a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa. No time de vendas, então, o turnover representa o índice de rotatividade dos vendedores dentro da área comercial.

Principais causas de rotatividade dentro de uma organização

  • Remuneração;
  • Condições de trabalho;
  • Não ter capacitação ou treinamento para qualificar uma equipe;
  • Planejamento inadequado;
  • Relacionamentos internos ruins;
  • Gestão de pessoas de baixa qualidade;
  • Não valorizar a equipe;
  • Não ter um plano de carreira.