O que é análise de PDD?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

A Provisão para Devedores Duvidosos (abreviada como PDD) é uma reserva de capital que empresas fazem para lidar em casos de inadimplência. É uma forma de proteger a saúde financeira da empresa caso ocorra esse tipo de imprevisto.

O PDD é calculado com base nos dados fornecidos por diversos setores de um negócio, sempre no início de cada exercício, sendo que existem duas formas básicas de obter esse número: por meio de uma estimativa ou por meio de perdas incorridas.

O Bradesco tem a maior exposição entre as instituições financeiras no caso, com R$ 4,8 bilhões em créditos a receber da varejista. Com isso, a provisão para devedores duvidosos (PDD) expandida cresceu 3,4 vezes em relação ao quarto trimestre de 2021 e dobrou ante o terceiro trimestre, para R$ 14,8 bilhões.

PDD é a sigla para Provisão para Devedores Duvidosos e se refere a uma reserva de dinheiro feita pela empresa com foco em casos de inadimplência. Dessa forma, quanto maior for o risco de o cliente não pagar o que deve, maior deve ser o montante guardado pela empresa através da PDD.

A provisão deve ser feita anualmente, antes do início do exercício contábil, considerando os riscos de inadimplência. Ela se torna uma despesa que é lançada nos controles antes mesmo de se concretizar. Portanto, a empresa deve ter um bom controle de dados sobre vendas e pagamentos para fazer as projeções.

Dessa forma, foca-se corresponder o conceito de redução ao valor monetário recuperável. Em outras palavras, a PDD é utilizada para as perdas esperadas, enquanto a PECLD é relacionada às perdas efetivas, ou seja, que realmente aconteceram.

Reversão da PCLD - A reversão da Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa ocorre quando do recebimento ou negociação desses créditos. Distribuidoras de Energia Elétrica ou Concessionária – Agente titular da concessão federal para prestar o serviço público de distribuição de energia elétrica.

Dentro deste contexto, identifica-se as Provisões para Devedores Duvidosos (PDD) ou Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD), sendo que, mais recentemente tal conceito adotou nova nomenclatura: Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD).

Isso quer dizer que “Philosophy Doctor” pode ser entendido como Doutor em alguma área do conhecimento. Por isso, o título na prática é concedido a pessoas que atingem o nível acadêmico mais alto em sua área de estudo – e o significado de PhD é, a rigor, o mesmo que o de um doutorado.

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

  1. Como o aumento da PDD afeta minha empresa? ...
  2. 4 dicas para amenizar a alta da PDD na sua companhia. ...
  3. 1# Tenha uma boa política de concessão de crédito. ...
  4. 2# Preste auxílio ao seu setor de contas a receber. ...
  5. 3# Utilize as melhores práticas de cobrança. ...
  6. 4# Não faça tudo sozinho.

O que é provisionamento? Provisionamento consiste em garantir que seja realizada uma reserva de dinheiro para que gastos previstos sejam honrados no futuro. Dessa forma, são gastos que estão relacionados a eventos de aumento no passivo (obrigações) ou de redução no ativo (bens e direitos) da empresa.

A provisão para operações de crédito consiste numa conta redutora do ativo, que pretende representar a melhor estimativa para as perdas prováveis de uma instituição financeira.

Diz-se da recuperação de perdas com clientes, a possibilidade de a empresa credora constituir uma "provisão de perdas com clientes" para diminuir o seu lucro, pagando menos IRPJ e CSLL.

A constituição da provisão não será admitida como despesa dedutível no lucro real para fins fiscais, no entanto será aceita a dedutibilidade das perdas no recebimento das vendas a prazo (e outros créditos), desde que atenda a determinação estabelecida pelos artigos 9º a 12º da Lei nº 9.430 de 27 de Dezembro de 1996 as ...

evaluation of debtor balances.

Então para calcular a PCLD a empresa deve levar em consideração a análise do saldo de cada cliente, a experiência anterior da empresa com relação a prejuízos com contas a receber, condições de venda (com ou sem garantia, via cartão, etc..), se os clientes são empresas em processo de falência.