O que é ampla concorrência em concurso público?

Perguntado por: lcavalcante5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

No que se refere a Ampla Concorrência, esta diz respeito às vagas que não são reservadas para candidatos que se enquadrem na Lei de Cotas ou com deficiência. Ou seja, destina-se as pessoas que não podem concorrer às oportunidades de ações afirmativas.

Em nível federal, as vagas reservadas são previstas em lei para as pessoas com deficiência (PcD) e também para pessoas autodeclaradas pretas e pardas. Em níveis estaduais, municipais e distritais, contudo, a reserva pode se estender ainda mais, contemplando pessoas hipossuficientes no DF, por exemplo.

O que significa a ampla concorrência? A ampla concorrência, por sua vez, diz respeito às vagas não reservadas aos candidatos de cotas. São para estudantes que podem concorrer às oportunidades sem precisar da assistência de ações afirmativas. Ou seja, fazem parte dela todos os que estudaram em escola particular.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Para calcular a relação candidato/vaga, basta fazer um cálculo muito simples. Divida o número de inscrições válidas pela quantidade de vagas do edital e pronto!

Como dissemos anteriormente, a Lei de cotas raciais em concursos públicos utiliza os critérios raciais do IBGE para definir a etnia dos candidatos. E de acordo com a gerência do instituto, uma pessoa parda é aquela que: “Remete a uma miscigenação de origem preta ou indígena com qualquer outra cor ou raça.

Delas, 10 são destinadas aos candidatos pretos ou pardos, enquanto 5 delas são direcionadas aos de origem indígena. Três vagas ainda podem ser separadas para os estudantes que tenham qualquer tipo de deficiência.

A lei de cotas se aplica a pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla, seja ela visível ou não no ambiente de trabalho. Sua condição de pessoa com deficiência pode ser comprovada por meio de laudo médico e Certificado de Reabilitação Profissional emitido pelo INSS.

Segundo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Administração Pública tem a obrigação de convocar aqueles candidatos aprovados, dentro do número de vagas oferecidas no edital, durante o prazo de vigência do concurso, o qual pode ser, eventualmente, prorrogado.

A ampla concorrência são as vagas destinadas aos demais candidatos no concurso público. Ou seja, são as vagas para os candidatos que não se encaixam nas regras de cotas ou não precisam das ações afirmativas (cotas).

Para a ampla concorrência, concorrem todos os candidatos inscritos no certame, enquanto, para as vagas reservadas, concorrem somente os candidatos inscritos que se enquadrem nos grupos para os quais essas vagas são destinadas.

A ordem de classificação em concursos públicos funciona com base na pontuação que cada candidato atinge na prova. Os candidatos são organizados em uma lista, do maior para o menor escore. Aqueles que atingem a pontuação mínima e estão dentro do número de vagas anunciadas no edital são considerados classificados.

A convocação em concurso público é feita conforme o número de vagas abertas de acordo com o edital e segue a ordem de classificação dos candidatos.

Autarquias, empresas públicas, fundações públicas e sociedades de economia mista se enquadram nessa regra. Quanto ao Poder Judiciário e Legislativo, não há essa reserva. Sendo assim, cabem aos Estados, Municípios e órgãos dos demais poderes decidirem se aplicarão ou não às cotas.

certidão de nascimento

A certidão de nascimento é o documento mais utilizado para comprovar que uma pessoa é parda, mas, nem sempre contém a etnia do candidato.

Então, uma maneira eficiente para comprovar que você se encaixa nas cotas raciais, é apresentando uma foto, desde que seja evidente que você é preto ou pardo. Se não for possível demonstrar pela foto, é importante se apresentar pessoalmente à banca do concurso.

Fotos, documentos públicos e laudos médicos podem atestar condição de negro/pardo de candidato cotista. A Constituição Federal garante o sistema de cotas raciais em todos os concursos públicos no país.

Na ampla concorrência, estão todas as vagas abertas para o público em geral, que vão atender aos candidatos que não se encaixam em nenhum sistema de cotas ou outras políticas públicas. Portanto, se você não se enquadra nas cotas, de forma obrigatória deverá concorrer às vagas na ampla concorrência.

De acordo com José Luis Romero Baubeta, Diretor da Central de Concursos, empresa que atua no seguimento de cursos preparatórios desde 1989, apenas 8% dos candidatos a uma vaga em concurso público estão preparados.

Idealmente, o seu percentual de acerto deve ficar no mínimo acima de 50%. No entanto, o parâmetro para esses valores pode variar de acordo com a relevância de determinado conteúdo em um edital.