O que é amortização de um CRI?

Perguntado por: llancastre7 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

2.2.3 Amortização: Percentuais fixos ou variáveis, aplicados em períodos uniformes ou variáveis, incidentes sobre o Valor Remanescente Atualizado ou sobre Valor Nominal de Emissão ou, ainda, após incorporação inicial, de acordo com as definições constantes no Termo de Securitização.

Assim, a amortização de contrato nada mais é que o “encurtamento” desse financiamento pela diminuição do saldo devedor (pela diminuição da quantidade de parcelas ou do valor da prestação). É comum alguém que tenha recebido um dinheiro extra optar pela amortização do contrato de financiamento.

A diminuição do tempo da dívida ou do valor das parcelas, a depender da modalidade escolhida, são as principais vantagens da amortização, além, é claro, de gerar economia. Isso porque, quando se promove a amortização, o devedor tem direito ao abatimento de juros e encargos.

O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração (geralmente juros) do emissor e, periodicamente, ou quando do vencimento do título, receberá de volta o valor investido (principal).

Os CRI's são investimentos de longo prazo e não permitem o resgate antecipado. O prazo varia de emissão para emissão, mas em alguns casos pode ser superior a 10 anos. Isso acontece porque os empréstimos são tomados para custear empreendimentos que levam tempo para serem finalizados. Respondeu à sua pergunta?

Mesmo sendo aplicações de renda fixa, o CRI e CRA podem ter risco mais elevado do que o investimento em ações. Isso acontece em razão do risco de crédito, ou seja, de não pagamento por parte do emissor. vale lembrar que não possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito.

Investimentos em CRI são isentos de imposto de renda (IR), como também de IOF (Imposto sobre Operação Financeira). Além disso, o resgate só pode ser feito na data do seu vencimento. Como a tributação do IR não acontece, a rentabilidade do seu investimento já é o valor líquido.

Redução do saldo devedor
Não há dúvidas de que a principal vantagem de amortizar a dívida imobiliária é que o valor total será reduzido e em um prazo bem menor do que o contratado no início. Nada melhor do que conferir o financiamento e perceber que falta pouco para tirar as despesas do orçamento mensal.

Amortizar financiamento significa antecipar as parcelas para reduzir o valor original da dívida. Muito utilizada por quem recebe um dinheiro extra e deseja reduzir os juros que paga nas prestações, a amortização é comum principalmente no financiamento imobiliário.

A amortização é utilizada para ativos intangíveis, tais como patentes de invenções, licenças, marcas e boa vontade no mercado. A depreciação, por sua vez, é aplicável aos ativos tangíveis que tenham valor residual.

1. Extinguir ou pagar a pouco e pouco (ex.: amortizar dívidas; amortizar um empréstimo).

Ou seja, caso o financiamento seja de um imóvel, o saldo devedor será o valor total do imóvel financiado. Já a amortização é a diminuição que acontece no saldo devedor, com o valor quitado a cada parcela do financiamento.

Em financiamentos mais longos, como os imobiliários, que podem durar até 420 meses, cerca de 35 anos ou quando o solicitante não tem previsão de aumento de renda durante o período, o sistema de amortização SAC é o mais indicado. Isso porque haverá menor pagamento de juros e diminuição do valor das parcelas no final.

Sim, vale a pena amortizar o saldo devedor do financiamento porque reduz o valor da parcela mesmo que mínimo, reduz os juros, reduz o valor do seguro no futuro e também o tempo do contrato.

O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada. Contudo, é preciso estar atento a algumas condições determinadas pelo banco, que podem variar de uma linha de crédito para outra.

O CRI pode pagar juros mensais, semestrais ou somente no vencimento. Assim, é possível dizer que o CRI é uma boa forma de construir renda, observando as garantias e rendimentos. A desvantagem fica por conta da liquidez do papel e do seu valor de investimento.

Os dois certificados são muito parecidos. A diferença está no setor: enquanto o dinheiro investido em CRI é destinado a financiamentos do mercado imobiliário, o dinheiro investido em CRA é usado para financiar o setor do agronegócio.

Continuar lendo Como investir em um CRI?