O que é amônia no sangue?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A amônia (amoníaco) é um resíduo produzido pelo organismo, no intestino, durante a digestão de proteínas. Ao ser processada no fígado, a amônia é transformada em outro resíduo chamado uréia. Quando não processada ou eliminada adequadamente, a amônia é acumulada na corrente sanguínea.

Ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe. O Amoníaco concentrado produz em contato com a pele necrose dos tecidos e profundas queimaduras. Contato com os olhos resulta em lacrimejação, conjuntivites, irritação na córnea e cegueira temporária ou permanente.

Para diminuir a produção de amônia devemos restringir o consumo de proteína deste organismo. A alimentação é individualizada para cada paciente, mas geralmente são restritos totalmente os alimentos com grande teor de proteína e restritos em quantidade controlada os demais alimentos.

Tem um cheiro característico e, é irritante quando inalada, e o nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.

A amônia é uma substância tóxica, do metabolismo do nitrogênio, que deve ser eliminada rapidamente do organismo. A eliminação pode ser por excreção direta ou por excreção após a conversão em compostos menos tóxicos.

Os efeitos da amônia no cérebro incluem a redução nos potenciais pós-sinápticos, aumento na captação de triptofano (cujos metabólitos, entre eles a serotonina, são neuroativos), redução no ATP com perda de energia e o aumento da osmolaridade intracelular dos astrócitos (pela formação de glutamina), que leva ao seu ...

A amônia em altas concentrações pode ser tóxica principalmente ao sistema nervoso central (SNC) que não possui ciclo da uréia, responsável pela eliminação da mesma. No SNC desintoxicação desse metabólito é dependente da síntese de glutamato e glutamina.

A medição dos níveis de amônia (amoníaco) é indicada para na investigação de erros inatos do metabolismo e problemas hepáticos. Também é usada como indicador de condições, como encefalopatia hepática, síndrome de Reye e distúrbios do ciclo da ureia, que causam altos níveis desse resíduo no organismo.

Quais produtos possuem amônia? Diversos produtos que parecem ser seguros podem conter amônia. Os mais comuns entre eles são: limpadores de piso, lustra móveis, removedores, desengordurantes e alguns desinfetantes. São produtos facilmente encontrados nos lares de muitos brasileiros, e é aí que o perigo se encontra.

A amônia é uma substância originada da ação enzimática de bactérias intestinais e por células durante o processo de digestão de proteínas. Em condições normais a amônia é metabolizada no fígado em uréia e excretada pela urina. Porém, se acumlada dá origem a doenças como a Encefalopatia hepática.

Troque parte da água.
Essa é uma forma prática e eficiente de reduzir os níveis de amônia e deixar o aquário limpo. Troque parte da água uma vez por semana — ou mais, dependendo das condições dele. Para determinar a frequência ideal, mexa no cascalho no fundo do aquário com uma rede.

Os sintomas típicos são fadiga, coceira na pele, tremor, perda de apetite, perda de peso e de massa muscular, amarelamento da pele e dos olhos (icterícia), aparecem vasos sanguíneos pequenos em forma de aranha na pele, e inchaço nas pernas e no abdômen.

A intoxicação por uréia ou por amônia é um processo agudo de intoxicação como resultado do catabolismo de aminoácidos, ácidos nucléicos e de amônia endógena ou exógena da dieta (GONZALEZ e SILVA, 2006).

O amoníaco é um gás incolor de cheiro picante, que se dissolve facilmente em água. A sua fórmula química é NH3. Este forma-se durante o processo de putrefação das substâncias vegetais e animais por degradação das proteínas.