O que é amônia no corpo humano?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A amônia é uma substância produzida por bactérias intestinais e por células do corpo durante a digestão de proteínas. É um resíduo que normalmente é transportado para o fígado, onde é transformado em ureia e glutamina.

Hiperamonemia é uma doença metabólica caracterizada por excesso de amônia no sangue. É uma condição clínica que, nos casos mais graves, pode provocar lesão cerebral e morte. Suas causas podem ser primárias ou secundárias. A amônia é uma substância que contém nitrogênio, produto do metacatabolismo de proteínas.

A amônia é produzida por praticamente todas as células do organismo, mas principalmente pelas bactérias do trato gastrointestinal, como resultado da degradação de compostos nitrogenados. A amônia é uma substância tóxica que afeta principalmente o sistema nervoso central.

O tratamento mais utilizado atualmente é a dieta com restrição de proteína, em que conseguimos controlar a ingestão de aminoácidos e consequentemente a produção de amônia. Junto com a dieta utilizamos outras ferramentas, como o benzoato de sódio, substância que ajuda a retirar a amônia do sangue.

A amônia é uma substância tóxica, do metabolismo do nitrogênio, que deve ser eliminada rapidamente do organismo. A eliminação pode ser por excreção direta ou por excreção após a conversão em compostos menos tóxicos.

Quando encostamos nos olhos, nariz ou boca, a amônia é absorvida pelas mucosas dessas áreas e podem causar inchaços, irritações e dificuldade em respirar. Além disso, a exposição a altas concentrações de amônia pode causar queimaduras e edema brônquico e alveolar.

A amônia, um gás incolor com um odor característico, é encontrada naturalmente no ar, solo e água e em plantas e animais, incluindo humanos. O nosso organismo é capaz de decompor naturalmente os alimentos que contêm proteínas e convertê-los em aminoácidos e amônia, e por fim, transformam a amônia em ureia .

É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água.

Aplique um neutralizante no aquário.

  1. Os neutralizantes não removem a amônia da água, mas neutralizam os efeitos tóxicos da substância e, assim, protegem os peixes.
  2. Você ainda vai precisar da filtração biológica das bactérias para transformar a amônia em nitrito e nitrato.

O odor da urina pode variar e normalmente não indica um distúrbio exceto em pessoas que tenham certos distúrbios metabólicos raros. Por exemplo, urina concentrada pode ter um forte cheiro de amônia. Além disso, uma infecção do trato urinário pode causar urina com mau cheiro.

A amônia é uma substância originada da ação enzimática de bactérias intestinais e por células durante o processo de digestão de proteínas. Em condições normais a amônia é metabolizada no fígado em uréia e excretada pela urina. Porém, se acumlada dá origem a doenças como a Encefalopatia hepática.

fígado

O ciclo da ureia (ou ciclo da ornitina) ocorre principalmente no fígado e inclui a síntese de ureia a partir de amónia, CO2, aspartato e bicarbonato.

Amônia (NH3)
De maneira geral, a maior parte é liberada por animais aquáticos e anfíbios. Esses animais liberam essa base assim que é sintetizada, isto é, eles não “acumulam” como o ser humano faz com a urina.

A amônia em altas concentrações pode ser tóxica principalmente ao sistema nervoso central (SNC) que não possui ciclo da uréia, responsável pela eliminação da mesma. No SNC desintoxicação desse metabólito é dependente da síntese de glutamato e glutamina.

O gás de amônia pode ser dissolvido na água e se transformar em amônia líquida ou aquosa, esta quando em contato com o ar rapidamente se transforma em gás.

A mortalidade do paciente que apresenta ou apresentou encefalopatia é elevada, pois índica uma fase avançada da cirrose, e estes pacientes devem ser encaminhados para avaliação de possível transplante de fígado.

A ureia circula pelo nosso sangue, é filtrada pelos rins e então é eliminada por meio da urina. Quando os rins não estão funcionando regularmente, a ureia se acumula no sangue e não é devidamente eliminada.

fígado

O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina.

A ureia é uma substância produzida principalmente no fígado, sendo que, após ser metabolizada, é filtrada pelos rins e eliminada através da urina e do suor.

Em algumas concentrações, a amônia é um refrigerante tóxico e também inflamável. Por isso deve-se manipulá-la com cuidado e ainda projetar os sistemas pensando na segurança. Ao mesmo tempo, diferente da maioria dos outros refrigerantes, ela possui um odor característico, mesmo em baixas concentrações.