O que é ameia dental?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Uma ameia é um espaço triangular situado perto da gengiva e entre as superfícies proximais de dois dentes adjacentes. As ameias são contínuas aos espaços interproximais entre os dentes.

Face vestibular: é a frente do dente. Essa face fica voltada para os lábios ou bochecha. Face lingual/palatal: é parte de trás do dente. Essa face fica voltada para o palato ou para a língua.

A agenesia dentária (ou hipodontia) é a anomalia mais comum da dentição permanente e consiste na ausência congénita de dentes permanentes - ou seja, é um problema com o qual a pessoa já nasce.

Ponte de esmalte: Eminência linear que une cúspides interrompendo um sulco principal.

A boca é dividida em sextantes definidos pelos números dos dentes 18-14, 13-23, 24-28, 38-34, 33-43, 44-48. Um sextante só será examinado se existir dois ou mais dentes presentes e não indicados para extração.

Bolsa periodontal: o que é? De maneira geral, a bolsa periodontal é caracterizada por um espaço patológico entre a gengiva e o dente, geralmente formado pelo acúmulo de placa bacteriana na região. “A doença surge quando há um desequilíbrio entre os microorganismos da boca causado, principalmente, por má higiene.

5- Bossa: Elevação arredondada situada no 1/3 cervical da face vestibular de todos os dentes, entre os terços cervical e médio da face lingual de pré-molares e molares e nas faces proximais, contribuindo para o ponto de contato.

“São conhecidos como Flor de Lis”, comenta a profissional. Essa característica é comum na anatomia do dente quando nasce, formado como três “mamelões” nas bordas.

O vestibular é uma das formas mais tradicionais de ingressar em uma faculdade brasileira. Basicamente, funciona assim: o candidato tem um período determinado para se inscrever no concurso e realiza a prova junto aos demais, em datas e horários específicos definidos pela faculdade.

É um processo de seleção aplicado por instituições de ensino superior, públicas e privadas, para o ingresso nos cursos superiores. É uma maneira de avaliar o conhecimento adquirido durante a educação básica, especialmente o Ensino Médio, a fim de selecionar os alunos que obtenham a maior pontuação.

O curso de Odontologia apresenta nota de corte média de 755.94 pontos para ingresso pelo Sisu 2022, Considerando a menor nota de corte de 717.24 pontos e a maior nota de corte de 820.49 pontos.

Esse pedacinho que restou tem um nome não muito comum, mas bastante sugestivo. Segundo a dentista Thalita Costa, a raiz residual pode surgir não só a partir de casos como esse, mas também de extrações mal realizadas.

Os alinhadores transparentes servem para o tratamento da agenesia? Como dissemos anteriormente, o uso de aparelho dental para diminuir o espaço entre os dentes pode ser realizado quando há poucos dentes faltantes na arcada dentária.

O dente permanente não se desenvolveu.
Agenesia é o processo no qual o germe do dente permanente não é formado, por causa genética, ou seja, não há muito o que ser feito para a sua prevenção.

Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais.

SEGUNDO MOLAR INFERIOR (37 e 47)

Os primeiros molares superiores (16 e 26) e inferiores (36 e 46), segundos molares superiores (17 e 27) e inferiores (13 e 47) e terceiros molares, também conhecidos como dente do siso ou dente do juízo, superiores (18 e 28 e inferiores (38 e 48)).

Curetas indicadas

  • Gracey número 3-4: dentes anteriores na face vestibular e lingual;
  • Gracey número 5-6: dentes anteriores e pré-molares;
  • Gracey número 7-8: dentes posteriores na face vestibular e lingual;
  • Gracey número 11-12: dentes posteriores na parte mesial;
  • Gracey número 13-14: dentes posteriores na parte distal.

- Nível Clínico de Inserção (NIC): É a distância entre a base da bolsa (sulco) e um ponto fixo (JCE – junção amelocementária). Avalia a extensão da perda de inserção periodontal em mm. É o melhor indicador do grau de destruição periodontal.

Raspagem subgengival: neste tipo de raspagem, é retirado o tártaro que está abaixo da linha da gengiva. A remoção é feita com o uso de cureta, sem lesionar a gengiva. Nos casos mais graves, pode ser feita curetagem para a remoção do tecido necrosado.

Tratamento. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental. Tratar um abscesso dental requer drenar o pus ao redor do dente. Às vezes a infecção pode ser tratada mediante um tratamento de canal, onde o tecido infectado é removido do interior do dente.