O que é ambivalência afetiva?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A definição de ambivalência afetiva é a existência de sentimentos opostos, como amor e ódio, em relação a uma mesma pessoa ou situação.

Labilidade e incontinência afetiva: Mudanças súbitas e imotivadas de humor, sentimentos ou emoções. Na incontinência, não consegue conter de forma alguma suas reações afetivas. Ambivalência afetiva: sentimentos simultâneos opostos em relação a um mesmo estímulo ou objeto, como amor e ódio.

Na tradição psicopatológica distinguem-se 5 tipos básicos de vivências afetivas:

  • Humor ou estado de ânimo;
  • Emoções;
  • Sentimentos;
  • Afetos;
  • Paixões.

Converse com outras pessoas de confiança
O ideal em um momento crítico, em que você se sinta muito inseguro, é buscar uma rede de apoio de colegas em quem você confia. Quando você é o colega em que o ambivalente confia, é determinante ser empático e estar aberto para ajudar.

A ambivalência é quando acontecem, ao mesmo tempo, dois sentimentos opostos, como, por exemplo: amor e ódio, felicidade e tristeza. Ao descobrir a gestação, independentemente, de ter sido planejada ou não, a mulher passará pela ambivalência.

13 sinônimos de ambivalência para 1 sentido da palavra ambivalência: Caráter do que é ambíguo: 1 ambiguidade, confusão, equívoco, dúvida, incerteza, hesitação, indecisão, indeterminação, irresolução, vacilação, insegurança, obscuridade, imprecisão.

A ambivalência caracteriza-se pela presença concomitante de juízos contraditórios sobre o mesmo objeto, isto é, o indivíduo sente-se atraído por dois impulsos de sentido oposto em simultâneo e fica sem saber qual deles seguir.

1 ambíguo, dúbio, confuso, equívoco, incerto, impreciso, indeterminado, contraditório, paradoxal, flutuante, vacilante, hesitante, incompatível.

Atitudes como não deixar claro o que queremos em um relacionamento — ou simplesmente sair da vida de uma pessoa sem dar uma explicação — vão em total contramão à chamada responsabilidade afetiva.

Não apenas a traição, mas também o egoísmo, a exclusão, a mentira, a agressividade na comunicação e o abuso psicológico revelam a falta de responsabilidade afetiva.

Basicamente tem a ver com respeito pelo próximo e, sobretudo, com empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. “A falta de responsabilidade afetiva fica evidente em mentiras e traições (não apenas as sexuais, mas sim traições de toda ordem), comportamentos egoístas e abuso psicológico.

Transtornos Afetivos – Segundo a “Classificação Internacional de Doenças” Transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada), ou de uma elação.

Este sentimento está associado a uma forma de desapego insensível e fria. O indivíduo indiferente não se importa com os sentimentos alheios. Se suas ações causam sofrimento, ele não liga. Se resultam em felicidade, ele também não se importa.

"O distanciamento afetivo seria, supostamente, uma das formas de os homens continuarem no controle, e não se envolver, não cuidar do outro (ou da outra) muitas vezes incorre em falta de responsabilidade afetiva", conta à Glamour Natalia Timerman, autora de Copo Vazio.

Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A expressão refere- -se ao Estado em que a Democracia é associada e vinculada a direitos míni- mos, confeccionados pelo Poder Legislativo, realizados pelo Poder Executivo, sob análise contínua do Poder Judiciário, que se incumbe de dirimir conflitos de interesse das mais variadas matizes.

O embotamento afetivo deve ser tratado com a psicoterapia tão logo percebido, ajudando o indivíduo a desenvolver e internalizar a importância das relações afetivas, Ela favorecerá a interação social e a expressão de sentimentos.