O que é amálgama social?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O que caracteriza a amálgama é o facto de o resultado da fusão de dois ou mais grupos ser sempre diferente dos seus elementos anteriores e produzir sempre algo de novo, podendo-se traduzir pela equação A + B + C = W.

5 sinônimos de amálgama para 2 sentidos da palavra amálgama: 1 mistura, mescla, combinação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 fusão, liga.

Mistura de coisas ou pessoas que forma um todo.

O efeito cumulativo de aspiração de vapores de mercúrio pode ocasionar efeitos tóxicos aos profissionais que manipulam o amálgama dentário de forma incorreta; e contaminação da água e meio ambiente, caso o descarte seja também seja realizado de forma errada, diretamente na rede de esgoto.

“As de amálgama são mais resistentes, no entanto, podem ficar mais visíveis porque são escuras”, comenta ele. Elas são indicadas quando o paciente precisa de restauração nos dentes posteriores, por ficarem mais escondidos e serem mais largos.

Amálgama é um material, utilizado na odontologia, feito de uma liga de mercúrio, prata e estanho, que por ser resistente a oxidação, tem a finalidade de proporcionar a restauração dos dentes.

O amálgama é uma liga metálica formada a partir da mistura entre o mercúrio líquido em temperatura ambiente a uma liga metálica composta por prata, estanho e cobre. As ligas para amálgama podem ser classificadas de diferentes formas, destacando-se aquelas em relação ao teor de cobre e ao formato das partículas (5).

substantivo masculino Ação ou efeito de amolgar ou amolgar-se; ação que provoca o rebaixamento de alguma coisa por compressão; amolgadura. A marca resultante da ação de amolgar; amolgadela. Etimologia (origem da palavra amolgamento).

A remoção segura do amálgama, aquela restauração escura ou prateada que muitos pacientes ainda possuem nos dentes, é hoje uma prioridade, pois a contaminação por mercúrio pode ocorrer devido à evaporação contínua desse metal, que é extremamente volátil e começa a acontecer em temperaturas muito baixas contaminando o ...

Sim, o amálgama faz mal a saúde devido ao mercúrio na sua composição. A ANVISA, proibiu a fabricação, importação e comercialização, bem como o uso em serviços de saúde, do mercúrio e do pó para liga de amálgama não encapsulada, utilizados na odontologia.

O amálgama originou-se na Europa e posteriormente levada aos Estados Unidos, era obtido através da raspagem de moedas de prata, em seguida esse pó obtido era misturado ao mercúrio. No entanto, a qualidade do material não era muito boa, pois dependia da qualidade e limpeza da moeda.

Assim, graças a genialidade de TAVEAU (1826), que utilizou moedas de prata, as quais continham outros metais (cobre) como matéria-prima para massa de restauração, nasceu o amálgama que foi apresentado ao mundo.

Um paciente intoxicado pela amálgama dentária pode ter diversos sintomas, como dores articulares, alterações cardíacas, zumbidos ou inquietações, entre outros. As sensibilidades a campos eletromagnéticos ou luzes fluorescentes também estão presentes.

O amálgama de prata é um material odontológico utilizado na restauração de cavidades dentárias. A coloração cinza metálico, a necessidade de preparos retentivos que desgastam a estrutura dental e a sua composição química com, aproximadamente, 50% de Mercúrio na liga metálica são suas principais desvantagens.

Medidas para a remoção e acondicionamento de amálgama
É muito importante que a remoção seja feita com cuidado e sem pressa. Evite retirar mais de uma restauração por sessão e utilize isolamento absoluto para que o paciente não degluta.

Alguns problemas como dores de cabeça, transtornos de visão, falta de apetite, apatia, depressão, queda de cabelo, insônia e outros podem ser causados pela liberação de mercúrio do amálgama no corpo.

A amálgama de prata é um material de durabilidade muito maior. Uma restauração metálica pode durar de 30 a 40 anos, enquanto uma de resina, embora tenha avançado muito na qualidade, resiste por volta de 10.

Há relatos de seu uso desde épocas remotas, a partir de 659 D.C. A composição básica do amálgama dental e as técnicas para a aplicação foram cientificamente definidas por Black em 1895, em seguida, Souder e Peters (1920) estabeleceram as normas que posteriormente foram adotadas pela ADA (1974,1977).