O que é aluno Silabico com valor?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Nas quais a criança se preocupa em colocar não só uma letra para cada sílaba da palavra que está escrevendo, mas também letras que correspondem a sons contidos nas sílabas orais daquela palavra.

Segundo estudos e pesquisas de Emilia Ferreiro, os alunos silábicos compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

1. Relativo ao alfabeto. 2. Disposto segundo a ordem das letras do alfabeto.

Nível alfabético
Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafemas, quando a criança compreende a organização e o funcionamento da escrita e começa a perceber que cada emissão sonora (sílaba) pode ser representada, na escrita, por uma ou mais letras.

1. Silábico com letras não pertinentes ou sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.

Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras.

O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve. Assim começa o primeiro conflito para os alunos do primeiro nível, que ainda não associam a escrita à fala. A fala é associada à escrita em um contexto real no processo de ditar para outra pessoa escrever.

- Nível silábico
Começa a separar oralmente as palavras e procura uma correspondência na grafia. A cada sílaba ela atribui uma letra. Pode servir qualquer letra ou existir uma associação do som à letra convencional. A escrita silábica é uma grande conquista da criança e não é transmitida pelo adulto.

OS NÍVEIS DE ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Nível Pré – silábico. O nível pré - silábico pode ser dividido em duas etapas. ...
  • Nível Silábico. O nível de escrita silábico também pode ser dividido em duas etapas. ...
  • Nível Silábico - alfabético. ...
  • Nível alfabético.

Temos 3 fases de aprendizagem: aquisição, retenção e aplicação. O grande fraco do sistema educacional hoje em dia é deixar de lado a fase da aplicação, consequentemente deixando nossa aprendizagem com maus hábitos. Com isso, acabamos não completando o ciclo de aprendizagem, e ela fica deficiente.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica. Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo.

As fases da alfabetização

  • Nível Pré-Silábico.
  • Nível Silábico.
  • Nível Silábico-Alfabético.
  • Nível Alfabético.

1. Relativo às sílabas. 2. Diz-se da escrita em que cada sílaba é representada por um sinal.

De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.

O alfabeto passa a ter 26 letras, dispostas da seguinte forma: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z, como comumente víamos.

Relativamente muitas crianças de 4 a 6 anos de idade ainda não sabem escrever, mas ao escrever percebem que na sua escrita a um valor sonoro convencional das palavras mesmo não compreendendo este sistema. As crianças começam a desenvolver sua escrita antes mesmo da fase escolar ou alguém colocar um lápis em sua mão.

No entanto, estudos indicam que aprender a ler muito cedo pode trazer mais prejuízos do que vantagens para as crianças. Dentre eles, aumento da frustração, dificuldades de aprendizagem, ansiedade, entre outros.