O que é aluno Silabando?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.

Acentuar consoantes sibilantes ao falar.

Flexão do verbo silabar, que significa ler destacando as sílabas ou separar em sílabas.

Separar as sílabas (de uma palavra). Origem etimológica:sílaba + -ar.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Silabar e soletrar são coisas diferentes no Brasil, soletrar é ler letra a letra, os caracteres que formam a palavra escrita, já silabar é ler sílaba a sílaba.

A leitura silabada nesta fase está associada a esse entendimento, o que representa uma descoberta importante da criança: a de que a palavra é fragmentável, ou seja, constituída por partes sonoras. Para escrever, usa uma letra que tem correspondência com cada sílaba da palavra, geralmente a vogal.

Sinais de alerta. Em pessoas com sibilos, os seguintes sintomas merecem atenção especial: Dificuldades respiratórias, perda da capacidade respiratória ou redução do nível de consciência. Inchaço facial ou da língua.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. É a capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações.

São as chamadas hipóteses.

  • Pré-silábica: Essa fase se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças tentam diferenciar os desenhos da escrita, identificando o que se pode ler. ...
  • Silábica:
  • Silábico-alfabética:
  • Nível Alfabético:

O nível pré-silábico é o primeiro dos quatro níveis de escrita. Nele a criança inicia seu processo de distinção entre desenho e escrita. Nesse período, ela ainda não conhece direito o alfabeto, mas já percebe que a escrita representa o que ela diz, mesmo que ainda se expresse por meio de rabiscos e desenhos.

A leitura oral no disléxico é caracterizada por omissões, distorções e substituições de palavras e pela leitura lenta e vacilante, onde a compreensão da leitura também está prejudicada. Essa situação ocorre mesmo quando a compreensão da língua falada for normal.

– Silábica:
Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

- Nível silábico
Começa a separar oralmente as palavras e procura uma correspondência na grafia. A cada sílaba ela atribui uma letra. Pode servir qualquer letra ou existir uma associação do som à letra convencional.

Os sons intrassilábicos são aqueles formados entre as sílabas, dentro de uma determinada palavra. Podem também serem relacionados com os fonemas pronunciados pelos falantes.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica. Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo.