O que é alucinação na psiquiatria?

Perguntado por: aramires . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A alucinação tem como semelhança ser um sintoma psicótico, de perda, de rompimento, de distanciamento da realidade. São alterações psicopatológicas que envolvem a percepção de estímulos sensoriais sem que tenham correspondentes na realidade.

Os tipos de alucinação são: auditivas(tipo mais freqüente), musicais, visuais, táteis, olfativas, cenestésicas, cinestésicas e funcionais.

A ansiedade não causa alucinações. Pode causar pensamentos recorrentes e fixos em situações ou sentimentos que não são reais. Nestes casos, o autoconhecimento e a psicoterapia podem ajudar bastante. Em alguns casos, faz-se necessários o uso de medicações controladas.

Medicamentos Comuns que causam Alucinações e outros Efeitos Colaterais

  • Analgésicos. ...
  • Antitussígenos (xaropes para tosse) ...
  • Antidepressivos. ...
  • Anti-histamínicos (antialérgicos) ...
  • Relaxantes musculares. ...
  • Antidiabéticos. ...
  • Antiepilépticos. ...
  • Antiácidos (remédios para azia)

A esquizofrenia é uma doença psiquiatrica conhecida pelos sintomas de ouvir e ver coisas que, na verdade, não existem.

Segundo a psiquiatra Erika Mendonça, delírios são crenças exageradas, irrefutáveis. O paciente tem certeza de algo, mesmo sem nenhuma evidência real disso. Já a alucinação é uma percepção de coisas que não estão lá, sejam elas imagens e/ou sons, mas que o paciente acredita com convicção de que são reais.

Veja quais são elas, a seguir.

  1. Paranoide. A esquizofrenia paranoide é associada a delírios de perseguição e grandeza, assim como ideias ilógicas e irrealistas, podendo apresentar alucinações. ...
  2. Hebefrênica. ...
  3. Catatônica. ...
  4. Indiferenciada. ...
  5. Depressão pós-esquizofrênica. ...
  6. Residual. ...
  7. Simples.

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

Se a alucinação for decorrente do uso de um alucinógeno ela vai durar enquanto durar seu efeito, em geral de duas a três horas.

A esquizofrênica é uma psicopatologia altamente incapacitante. Entre as alterações mais significativas e perceptíveis no paciente esquizofrênico, podemos destacar a indiferença afetiva, pensamentos confusos e desconexão com a realidade. Em casos mais sérios, as crises podem ser marcadas por alucinações e delírios.

Depressão maior
Esse transtorno psiquiátrico já afeta mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo, segundo estimativas da OMS, o Brasil é o país da américa latina com maior número de casos e o quinto maior do mundo, com 5,8% da população (11,5 milhões) sendo portadores de depressão.

Dentro da depressão, ela pode ser manifestada de diversas maneiras, como mediante a alucinações de qualquer tipo, desde delírios até dificuldade de conseguir diferenciar o que é real do que não é (como ver ou ouvir coisas que os outros não vêem ou ouvem, por exemplo).

Entre os fatores que podem causar alucinações, estão:
drogas, álcool ou medicamentos muito fortes ou em doses altas; abstinência de medicamentos (anfetaminas, antidepressivos como a cetamina etc.) abstinência de drogas (álcool, maconha, LSD, ecstasy, cocaína, crack, heroína); problemas sensoriais (surdez ou cegueira);

Não, ansiedade não enlouquece! Na verdade, sentir-se ansioso ou angustiado, alerta para o fato que algo não está bem. Isso é positivo, pois pode se procurar ajuda e resolver a causa psíquica que gera a mesma. Causa esta que, sem tratamento, poderia agravar a ansiedade, mas mesmo assim, não geraria uma "loucura".

O que é alucinação
A alucinação consiste em uma percepção de algo que não existe, sem depender de um estímulo externo, sendo um processo individual e subjetivo de cada pessoa. De maneira que a pessoa acredita que aquilo é uma vivência real, pois ocorre uma alteração na forma como acontece a percepção da realidade.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

É sabido que sedativos, ansiolíticos, antidepressivos ou antipsicóticos são remédios que mais podem causar confusão mental. Vale a pena reforçar que o uso de medicamentos deve ser prescrito por um médico para melhor resolução dos problemas.