O que é alterações epiteliais reacionais?

Perguntado por: egonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

É caracterizada pela presença de alterações celulares epiteliais, geralmente determinadas pela ação de agentes físicos, os quais podem ser radioativos, mecânicos ou térmicos, ou, ainda, químicos como medicamentos abrasivos ou cáusticos, quimioterápicos e acidez vaginal sobre o epitélio glandular.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Papanicolau normal
Um bom laudo precisa: Dizer que a amostra enviada foi satisfatória para avaliação pelo patologista. Se o resultado vier apontando uma amostra insatisfatória, a coleta de material deve ser refeita pelo ginecologista.

O Papanicolaou é um exame excelente para encontrar células cancerosas e células que poderiam se tornar um câncer. O HPV é um vírus que pode provocar alterações nas células do colo uterino. O exame de HPV verifica a presença de vírus. Pode ser feito durante ou ao mesmo tempo em que é realizado o Papanicolaou.

– Células epiteliais: As células epiteliais são células que formam a cobertura em todas as superfícies internas e externas do seu corpo e revestem as cavidades do corpo e órgãos ocos. Seu trato urinário é revestido com células epiteliais.

Negativo para malignidade: significa que não há lesão sugestiva ou precursora de um câncer; Alterações inespecíficas; Alterações que sugerem uma lesão.

Uma célula escamosa sai, surge um pedaço de epitélio glandular e o organismo regenera a célula escamosa. Essa regeneração que, aliás, é contínua no colo do útero, é chamada de metaplasia escamosa. Metaplasia escamosa não é um problema, e sim uma solução.

Quando o papanicolau mostra que foram encontradas alterações celulares benignas reativas ou reparativas, significa que o colo do útero apresenta sinais de inflamação, provavelmente devido a doenças benignas, sem gravidade. Alterações celulares benignas reativas ou reparativas não são sinal de câncer.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

As células escamosas (ceratinócitos) são as principais células estruturais da epiderme (camada externa da pele). O carcinoma de células escamosas é o câncer dessas células.

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.

Diante de um preventivo alterado, o ginecologista irá avaliar a necessidade do encaminhamento para o exame de colposcopia. Muitos acham que o preventivo serve para “ver” se há corrimento. Isto não é verdade, é um grande engano. O preventivo serve para rastrear as lesões causadas pelo HPV.

Quais as doenças que o Papanicolau detecta? O exame é o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que possuem risco de se tornar câncer. O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase.

Quem tem HPV sente alguma dor? Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma. O que pode ocorrer em alguns casos de lesões subclínicas (as chamadas neoplasias intraepiteliais de colo de útero – NIC) é sangramento após a relação sexual.

O diagnóstico do condiloma acuminado é clínico e pode ser confirmado por biópsia. Entre as técnicas utilizadas para o diagnóstico das lesões anogenitais induzidas por HPV, recomendam-se os seguintes exames: Colpocitologia oncótica de colo uterino; Citologia oncótica anal; Colposcopia; Anuscopia e Histopatologia(1).

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.

Tratam-se de pequenas projeções celulares no ápice da célula, que podem ser móveis. Um exemplo clássico são as células epiteliais presentes no sistema respiratório. Principalmente na região respiratória alta (nome anatômico para laringe, faringe, traquéia) é encontrado um tecido epitelial repleto de células ciliadas.

O tecido epitelial tem como principal função fazer o revestimento de toda a superfície externa do corpo, das cavidades corporais internas e dos órgãos, além de exercer função secretora. É caracterizado por sua baixa quantidade de material intercelular e por suas células que se apresentam extremamente justapostas.