O que é alterações degenerativas das articulações Interapofisárias?

Perguntado por: amagalhaes3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O que significa alterações degenerativas das articulações Interapofisarias? Significa que algumas doenças inflamatórias são capazes de danificar as articulações. Dessa maneira, acaba por expor os ossos vertebrais, fazendo com que se tornem mais propensas a lesões.

O que causa artrose Interapofisária? Vários são os fatores que podem ocasionar nesse problema, mas os principais são o envelhecimento, tabagismo e questões genéticas.

O tratamento clínico pode ser realizado através da prescrição de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos específicos, pode ser recomendada a realização de um procedimento de infiltração articular, no qual se injeta anestésicos e corticóides diretamente no local danificado.

5 Doenças da Coluna que geram Aposentadoria por Invalidez no INSS

  • Osteofitose. A osteofitose é a doença em que aparecem osteófitos ao redor do disco da coluna vertebral. ...
  • Discopatia degenerativa. ...
  • Protusão discal. ...
  • Cervicalgia.

Os pontos chave do tratamento incluem aliviar a dor e em todas as etapas, os AINEs são os analgésicos mais recomendados. Em gatos e cães, a ampla variedade de tratamentos para DAD podem se resumir a: Terapias não-cirúrgicas e não-farmacológicas. Acupuntura.

A artrose ou osteoartrose é o desgaste da cartilagem que reveste as articulações (juntas). É um fenômeno natural que faz parte do envelhecimento do organismo.

Sintomas

  • Fraqueza progressiva;
  • Atrofia muscular;
  • Perda de equilíbrio;
  • Cãibras musculares;
  • Perda de peso;
  • Gagueira e alterações na voz;
  • Contrações involuntárias dos músculos.

Assim como outras doenças incapacitantes, é possível sim conseguir o benefício e se aposentar por artrite ou artrose.

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o motivo da artrose também ser chamada osteoartrite.

A doença é mais comum a partir dos 50 anos, devido ao processo natural de envelhecimento e desgaste dos ossos. Apesar de comum, é importante que a doença seja tratada, caso contrário, pode vir a se tornar crônica e levar a complicações mais sérias, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida.

Doenças crônico degenerativas são aquelas que, aliadas a um conjunto de fatores, levam à deterioração progressiva da saúde.

“As doenças degenerativas da coluna são doenças que decorrem de processos de desgaste dessas estruturas. Os acometimentos mais comuns são degeneração dos discos intervertebrais, protusões e hérnias de disco, artrose facetária ou artrose da coluna, estenose do canal vertebral e escoliose degenerativa”, afirma.

Quem tem doença degenerativa pode se aposentar. É o caso de quem sofre de Discopatia degenerativa. Um detalhe importante é que essa doença degenerativa deve impedir a pessoa de trabalhar com qualidade de vida.

Se a pessoa apresentar algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura em razão do desgaste na coluna, pode sim se aposentar. Para conseguir a aposentadoria por invalidez não é pelo problema na coluna em si, mas pelas consequências físicas decorrentes.