O que é alterações citológicas inflamatórias inespecíficas de grau leve?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O que significa alterações citológicas reacionais inespecíficas no Papanicolaou? São classificadas “reacionais” as alterações causadas por inflamações ou infecções. Descartam a possibilidade de anormalidades pré-neoplásicas ou neoplásicas.

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

A citologia favorece o reconhecimento e a avaliação da intensidade dos processos inflamatórios no trato genital e, em certos casos, estabelece a natureza do agente causal.

Para tratar a DIP, o ideal é a utilização de antibióticos e, dependendo do caso, fazer a drenagem do abscesso. Embora na maioria dos casos o tratamento possa ser feito em casa, em caso de agravamento, a mulher deve ser hospitalizada e acompanhada de perto.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Exame complementar
O exame da PCR, contudo, é inespecífico. Isso significa que ele é capaz de apontar (inclusive precocemente) apenas a existência de uma inflamação ou infecção. O que ele não é capaz de fazer é identificar a origem ou, em outras palavras, a doença que está provocando tal quadro.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

  • 1 - Agressão.
  • 2 - Reação vascular.
  • 3 - Aumento da permeabilidade vascular -> EDEMA OU TUMOR.
  • 4 - Proliferação de tecido vascular local.
  • 5 - Reparação/Cicatrização.

O Papanicolaou é um exame excelente para encontrar células cancerosas e células que poderiam se tornar um câncer. O HPV é um vírus que pode provocar alterações nas células do colo uterino. O exame de HPV verifica a presença de vírus. Pode ser feito durante ou ao mesmo tempo em que é realizado o Papanicolaou.

A inflamação no útero pode ser causada por várias razões, sendo as infecções bacterianas e fúngicas as mais comuns. Bactérias, como Chlamydia e Gonorrhea, podem infectar o útero e levar à inflamação. Infecções fúngicas, como a candidíase, também podem causar inflamação.

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

Em casos de infecção no colo do útero ocasionado por germes ou microrganismos, é receitado normalmente o tratamento através de antibióticos ou antifúngicos e, em alguns casos, receitado também para o parceiro sexual, mesmo que esse não tenha apresentando nenhum sintoma.

O tratamento pode ser usado com antibióticos, antifúngicos ou cauterização , dependendo exclusivamente do que causar uma infecção.

Negativo para malignidade: significa que não há lesão sugestiva ou precursora de um câncer; Alterações inespecíficas; Alterações que sugerem uma lesão.