O que é alteração textural?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Glaucia Mazeto: Quando existe uma “alteração textural difusa” da tireoide, ao exame de ultrassonografia, significa que todo o tecido da glândula está alterado. Existem algumas situações que podem cursar com este padrão ultrassonográfico.

À ultrassonografia a tireoide normal tem contornos lisos, margens regulares, textura homogênea e ecogenicidade relativamente maior, comparada aos músculos cervicais adjacentes (Figura 1).

Quando essa glândula é acometida por inflamações, ocorre um quadro que chamamos de tireoidite. A principal causa de tireoidites no mundo é o acometimento por anticorpos, conhecidos como reações autoimunes. No entanto, a tireoidite também pode ser desencadeada por microorganismos, como vírus, bactérias, fungos e etc.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.

Índice

  1. Índice.
  2. A Tireoide.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hipertireoidismo.
  5. Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)

A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, respectivamente) agem em nosso corpo e metabolismo desde a nossa formação fetal até a senilidade.

Esse tipo de câncer pode ocorrer em qualquer idade, porém há predomínio entre os 30 e 50 anos. É importante ressaltar que nem todos os nódulos que aparecem na ultrassonografia – exame requisitado para realizar o diagnóstico – vão virar câncer e precisam ser extraídos.

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Quando existe uma “alteração textural difusa” da tireoide, ao exame de ultrassonografia, significa que todo o tecido da glândula está alterado. Existem algumas situações que podem cursar com este padrão ultrassonográfico.

Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.

Quando o nódulo tem mais de quatro centímetros; Quando o nódulo provoca sintomas, geralmente devido ao tamanho, como dificuldade de engolir e dificuldade de respirar – que são chamados de sintomas compressivos.

O hipertireoidismo acontece quando a tireoide funciona de forma mais rápida do que o normal, produzindo os hormônios de forma excessiva. Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como a osteoporose e a insuficiência cardíaca congestiva.

Os pacientes se queixam de dor na parte anterior e inferior do pescoço, que fica muito sensível ao toque. Sintomas de hipertireoidismo podem ocorrer, como palpitação, tremores, insônia, agitação e sudorese excessiva. Isso porque com a inflamação da tireoide, ocorre “derramamento” dos hormônios tireoidianos no sangue.

Os nódulos na tireoide podem causar alguns sintomas, dentre eles a dor de garganta ao engolir, sensação de aperto na garganta, além de rouquidão e tosse. A maioria dos tipos de nódulos na tireoide é benigno. No entanto, alguns podem se apresentar como maligno, ou seja, um câncer de tireoide.

Geralmente, sentem calor exagerado, transpiração, perda de peso, irritabilidade e ansiedade. O TSH alterado também pode indicar distúrbios na hipófise, na tireoide que podem influenciar no funcionamento de outros órgãos do organismo.

Alterações no nível de TSH no sangue podem ser indicativos de problemas na tireoide. O TSH baixo indica que a tireoide está produzindo os hormônios T3 e T4 em excesso. Assim, a hipófise passa a produzir menos TSH para desestimular a produção desses dois hormônios e estabilizar os níveis no corpo.

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida alguma dor, desconforto ou a presença de um nódulo ou caroço na região do pescoço, é possível que seja um indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

Evite alimentos que prejudicam a tireoide

  • Soja. Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. ...
  • Açúcar e farináceos. ...
  • Óleos vegetais comuns e gordura trans. ...
  • Alimentos industrializados.

O que é o hipertireoidismo
É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.