O que é alexitimia tem cura?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Acredita-se que a alexitimia não tenha cura e nem tratamentos individuais. O seu tratamento pode depender de outra condição pré-existente ou alguma forma de terapia, como a terapia em grupo, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e psicoterapia.

Alexitimia é uma característica de personalidade em que o indivíduo é incapaz de identificar e descrever suas emoções. A característica principal da alexitimia é uma falta de consciência emocional, falta de ligação social e relacionamentos interpessoais deficientes.

Acredita-se que a alexitimia não tenha cura e nem tratamentos individuais. O seu tratamento pode depender de outra condição pré-existente ou alguma forma de terapia, como a terapia em grupo, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e psicoterapia.

As pessoas alexitímicas também se apaixonam, mas não sabem como amar. Por isso, nessas relações afetivas há frieza, solidão e um vazio no qual faltam palavras, olhares, e os nutrientes emocionais mais básicos.

Existem dois testes que costumam ser utilizados como instrumentos no diagnóstico da alexitimia:

  1. TAS-20 (Toronto Alexithymia Scale)
  2. PIEN (Programa Integrado de Exploração Neuropsicológica -Teste de Barcelona)

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. As causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, também pode fazer com que você se sinta “vazio”.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

“A alexitimia é muito confundida com a psicopatia, mas a diferença é que um psicopata é incapaz de sentir emoções, enquanto que o alexitímico não consegue expressá-la”, afirma.

2 – Tenha uma rede de apoio
Em se tratando de ter um familiar ou amigo com alexitimia, esse apoio se torna ainda mais necessário, porque precisará dele para se abrir em relação às suas emoções e sentimentos, algo que não será possível de ser feito com alguém que não consegue senti-los.

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.

Genericamente, tais valores podem ser considerados elevados, caso se tenha em conta que a prevalência da alexitimia na população geral varia entre 10% e 20%23,24 ou, de acordo com alguns estudos, até menos25-27.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor - BBC News Brasil.

Como vencer essa barreira?

  1. Liberte emoções através do movimento. ...
  2. Deixe-se sentir suas emoções. ...
  3. Entenda por que você se sente assim. ...
  4. Escreva seus pensamentos e sentimentos. ...
  5. Procure ajuda profissional.

A paixão e o amor são sentimentos lindos, mas geralmente a baixa autoestima pode fazer com que a pessoa se apaixone por alguém que não tem muito contato ou mal conhece. O melhor é desenvolver a capacidade de gostar e cuidar de si mesmo para que qualquer relacionamento com o outro seja saudável e feliz.

A depressão, ansiedade, pânico ou qualquer condição de saúde mental não diagnosticada também pode estar por trás dessa sensação. Quando você começa a pensar que nada parece dar certo em sua vida, está na hora de parar o que você está fazendo e refletir.