O que é Alamote na Bíblia?

Perguntado por: nmoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Alamote (ou virgens, o significado é incerto) é um termo musical mencionado em 1Crônicas 15:20, denotando que o salmo que leva esta inscrição deveria ser cantado por vozes soprano ou femininas (Salmo 46).

É provável que este Salmo tenha sido escrito no tempo da tentativa do rei Assírio, quando tentou invadir Judá no tempo do rei Ezequias em 701 a.C.

O rio da vida em Apocalipse representa a presença de Deus, que concede vida. Deus nunca nos abandona; Ele está sempre conosco. Os versículos que embasam esta meditação (Salmo 46:4,5) dizem bastante sobre essa questão. Deus, o Altíssimo, faz o Seu lugar de habitação (Seu povo) santo.

Os Salmos 46, 47 e 48 tem muitas ideias afins e provavelmente compartilham do mesmo contexto. Pode-se concluir da declaração do livro Patriarcas e Profetas (p. 203) que Davi foi o autor deste salmo.

O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também os 47 e 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

1. Pôr quieto ou em quietação. 2. Apaziguar, serenar.

A primeira ordem é: “Aquietai-vos”. Essa palavra traduz um termo hebraico que transmite a ideia de “relaxar”, “sossegar”, “se retirar”, “parar de lutar”. A segunda ordem é: “Sabei que eu sou Deus”.

Já o seu complemento, “socorro bem presente na angústia”, fala da onipresença de Deus. Nosso Senhor está sempre ao nosso lado e provê o socorro oportuno nos tempos de tribulações. A palavra angústia ou tribulações originalmente está no plural, e indica situações problemáticas de intensas aflições e dificuldades.

No Salmo 46, vemos os filhos de Coré demonstrando, tanto nas palavras quanto no ritmo da canção, a intervenção de Deus nos momentos em que as dificuldades ficam cada vez mais intensas.

Ao invés de se rebelar contra o Senhor, os filhos (descendentes) de Corá se dedicaram ao louvor de Deus. Escreveram alguns Salmos lindos e cheios de reverência para com o Senhor. O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.

salmo 46

O salmo 46 deve ser feito em momentos desamparo e tristeza, para confortar a morte de um ente querido e, também, para fortalecer quem foi lesado por alguém. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Na Bíblia, encontramos várias passagens que falam de águas, de águas que saram, que limpam, que transformam e também que trazem juízo. Em apocalipse 22:1-2 podemos ver que o rio principal em Éden flui do Trono de Deus e do Cordeiro e que a árvore da vida está na margem deste rio.

ele queima os carros com fogo – A carruagem de guerra, aquela que foi empregada na batalha. Veja as notas em Isaías 2:7 ; notas no Salmo 20:7 . A expressão aqui pode se referir a um costume de juntar os despojos de guerra e colocá-los no fogo.

O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

Salmos 46:10 ARC
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.

Ele até tentou convencer Senaqueribe a desistir de invadir Jerusalém lhe oferecendo um tributo muito grande. Para pagar o tributo a Senaqueribe, Ezequias usou os tesouros do Templo e do palácio em Jerusalém (2 Reis 18:14-16). Mas Senaqueribe, através de seu enviado Rabsaqué, afrontou a Ezequias e ao Senhor.

O texto bíblico até menciona os nomes dos filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe (Êxodo 6:24).

Salmo 116

O Salmo 116 é atribuído, por alguns eruditos, ao rei Ezequias, rei de Judá.

2. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Para a doutrina cristã, a fortaleza é uma virtude cardinal que consiste em derrotar o medo e fugir do receio. A fortaleza é portanto uma postura de firmeza perante as dificuldades e de constância na busca do bem e da justiça.