O que é aipim parafinado?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Não gosto de comprar o aipim que vem com a casca parafinada, como se fosse uma camada de cera de vela. É um recurso de produção para melhorar a conservação do aipim, que é um vegetal que se deteriora bem rápido. Aliás, o ideal é preparar o aipim no dia em que ele foi comprado.

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado e a textura da massa cozida é fina, características desejáveis para a produção de bolos, sequilhos, nhoques e purês.

A mandioca recebe um nome em cada região brasileira. É por isso que você encontra por aí a macaxeira e o aipim, mas todos se referem ao mesmo alimento. Essa diversidade não está só no nome, mas também na identidade cultural que ela carrega e na sua utilidade culinária.

A Parafina 170/190ºF possui grau alimentício ideal e não faz mal para a saúde, por ser altamente refinada, inodora e insípida. O produto é utilizado na forma líquida e em quantidades mínimas e, apesar de não ser digerível passa pelo organismo humano sem ser quebrada e sem causar nenhum dano.

Verifique se a casca está intacta. Quanto mais fina estiver a casca, com manchas, machucados ou com a polpa aparecendo, menos fresca é a mandioca. Observe a polpa na parte cortada da raiz: ela deve ter cor uniforme, sem manchas escuras ou azuladas, e deve estar úmida. Evite raízes cuja polpa tem aparência ressecada.

São consideradas como mansas ou de mesas as raízes que apresentam menos de 50 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca; moderadamente venenosas: 50 a 100 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca; e bravas ou venenosas: acima de 100 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca.

A mandioca é um alimento super versátil e dela podem ser extraídos vários produtos que servem como base para preparações culinárias saudáveis. Essa multiplicidade está relacionada com a espécie de mandioca, pois as muitas variedades pertencem a apenas dois tipos de mandioca: a mansa e a brava.

A batalha dos carboidratos
Todos são fonte de carboidratos e, o aipim tem quase 3 vezes mais calorias que a batata inglesa. Porém o aipim tem maior quantidade de vitaminas A,B1,B2 e C.

A diferença de cor entre os dois tipos, explicou, deve-se ao fato de que a variedade amarela é mais rica em carotenoides – substâncias antioxidantes que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.

Em números finais a Batata doce vence a batalha, mas ambos satisfazem o mesmo propósito! Vale ressaltar que o índice glicêmico não altera se forem cozidas em água, porém, aumentam se optarem pela fritura ou até mesmo pelo assado.

Apesar de se parecer muito com a mandioca comum, também chamada de aipim ou macaxeira, a mandioca brava não pode ser consumida frita ou cozida, devido à alta quantidade de toxina presente nela.

"Aipim" origina-se do termo tupi ai'pi. "Maniva" origina-se do termo tupi mani'iwa.

Já a mandioca brava, também conhecida como mandioca amarga e mandioca união, possui alto teor de ácido cianídrico.

Ao fazer uso de tratamentos por imersão em parafina líquida, consegue-se uma abertura nos poros da pele, fazendo com que a limpeza e hidratação da mesma se tornem mais fácil e profunda. Além disso, a parafina líquida ainda pode trazer o benefício do fortalecimento das unhas e relaxamento dos músculos.