O que é aí Varêia?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Ato de variar, alternar, mudar.

Varia vem do verbo variar. O mesmo que: diversifica, muda, altera, transforma, diverge, discorda, modifica.

O verbo é “variar”, com “i”, portanto… você já sabe: alguma coisa varia. Essa é a forma reconhecida no padrão culto da linguagem. É fato que, em alguns registros orais da língua, vamos ouvir a forma “vareia”, que já foi até bordão de personagem humorístico.

Mudar: 2 alterar, modificar, mudar, transformar, virar. Divergir: 3 diferir, discordar, discrepar, divergir.

De acordo com a gramática portuguesa, o feminino de varão é varoa ou virago, caso o termo esteja na sua forma irregular.

Mudar de opinião ou de ideias ; ser inconstante, volúvel.

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Dizer: verbo irregular
O verbo dizer se refere ao ato de enunciar, de discursar, de expressar por palavras, sendo sinônimo de falar, expor, afirmar e declarar.

Se o sujeito não vier precedido de um elemento modificador – artigo e pronome, por exemplo -, a expressão não varia (é necessário). Exemplo: “É necessário (ter) paciência…”. A expressão varia (é necessária) quando o sujeito surge precedido de um elemento modificador: “É necessária a…”.

Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.

A palavra meio (= metade) varia no feminino e plural quando precede um substantivo: Cem mil toneladas de carne representam o consumo nacional de meio mês . Ganhou meia gleba de terra. Por favor, deixe de meias palavras .

verbo intransitivo
Dizer ou fazer disparates. 2. Perder o uso da razão; estar fora de si. Origem etimológica:tres- + variar.

O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa regista para variar como locução adverbial que significa «para não ser sempre igual, da mesma forma».

Significado de invariabilidade: Que não varia; constante.

1. Vário; diverso; diferente.

Que é habitual: 1 habitual, natural, comum, usual, corriqueiro, frequente, ordinário, costumeiro, trivial, banal, vulgar, costumário, consuetudinário.

Continuar lendo