O que é Aho xamanismo?

Perguntado por: oflores3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

AHO é uma palavra originada das tribos nativas norte americanas. As palavras indígenas têm em seu som o poder do seu significado. Utilizada em rituais xamânicos e por tribos indígenas até os dias de hoje, pronunciar AHO (ahow) é como intencionar “assim seja”, “eu concordo”. Uma saudação de benção.

O ritual xamânico pressupõe a presença de um líder com maior conexão espiritual conhecido como xamã. Uma pessoa que apresenta um estado expandido de consciência, demonstrando, assim, poderes que normalmente não possui. Por exemplo, a comunicação com espíritos por meio de instrumentos próprios destes rituais.

Xamanismo no contexto da evangelização
Sekwa para mim era tipo Deus: tinha poder, podia curar as pessoas, saber dos mortos, proteger da chuva, ver coisas que ninguém via.

A palavra “metakiase” é uma declaração simples e profunda, sendo uma oração tradicional da tribo Lakota, cujo significado é “por todas as nossas relações”. O significado é sagrado, assim como a nossa relação daqui para frente, permeada de respeito, ética, veracidade e compromisso.

Estudo do IP aponta que Umbanda e Santo Daime influenciam saúde mental e física. Segundo pesquisa, a religião e uso de Ayahuasca podem combater dependências químicas e males físicos e mentais.

O usuário tem visões mesmo com os olhos fechados, delírios e sensação de vigilância. Essas visões costumam mostrar animais, divindades, demônios e seres da floresta, além da sensação de voar. A droga também pode provocar alterações de percepção e de cognição.

A ayahuasca, que também pode ser chamada de “Santo Daime” ou “vegetal”, contém uma substância chamada de DMT (Dimetiltriptamina). O chá é estudado, porque essa substância altera a percepção da realidade e pode ter efeitos terapêuticos, por exemplo, no tratamento da depressão.

O chá de ayahuasca também é conhecido como huasca, sendo uma bebida preparada através da infusão do cipó-jagube e arbusto-cacrona.

Significado de Ajo
substantivo deverbal Ação de agir, de se comportar de determinada maneira ou de fazer algo, de colocar em prática: ajo sempre em favor de quem precisa. Etimologia (origem da palavra ajo). Forma regressiva de agir.

A saudação mais comum em lakota é "ahoo" (arrô) e quer dizer obrigado, assim seja.

Alguns animais espirituais de acordo com o xamanismo

  • Cavalo. De acordo com o xamanismo, o cavalo irá ensiná-lo a andar em uma nova direção, pois novas jornadas e aventuras podem estar a caminho. ...
  • Águia. ...
  • Leão. ...
  • Coelho. ...
  • Raposa. ...
  • Serpente.

Mas como descobrir seu animal de poder? Através de vivências xamânicas e meditações guiadas com tambores, o veículo pelo qual os xamãs fazem sua viagem a outros mundos, é possível acessar uma força ancestral para que a presença desse ser venha ao nosso conhecimento.

Para descobrir seu Animal de Poder, é necessário o auxílio de um mestre xamã, porque ele facilita e confirma o encontro da pessoa com esse toten e a guia em toda a jornada de descobrimento.

A cerimônia é finalizada com uma canalização de uma mensagem do Guardião da Dimensão da Consciência Crística que se manifesta para abençoar o casal. Esse guardião será uma espécie de padrinho do casal de forma a ajudá-los a terem mais consciência e tranquilidade nos desafios do dia-a-dia.

Também é conhecido como Xamã. Ou seja, pajé e xamã significam, na prática, a mesma coisa. Além de liderar os rituais sagrados, os pajés podem assumir o papel de médicos ou sacerdotes, fazendo o uso de plantas para fins medicinais ou invocação de entidades.

Existem traços do xamanismo em todas as religiões, por ser uma manifestação que floresceu no paleolítico e foi aperfeiçoada de acordo com a evolução da capacidade de transcender do ser humano.

Entre cipó-ayahuasca, pessoas, espíritos, animais. As cobras são consideradas fontes de conhecimento e de instrução ao longo do tempo (Cirlot 2012, verbete “serpente”; Lima 2008: 45-49, 51; Saez et al.

A ayahuasca resulta da longa fervura de duas plantas, o arbusto chacrona (Psychotria viridis) e o cipó mariri, ou jagube (Banisteriopsis caapi). Na juremahuasca, usa-se a jurema em lugar da chacrona como fonte de DMT (dimetiltriptamina), substância propriamente alteradora da consciência.