O que é água endógena?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

A água do organismo pode ser de origem endógena ou exógena. Endógena – É aquela proveniente das reações químicas que ocorrem no próprio organismo, com liberação de água. Exemplo: água liberada durante a síntese de proteínas, polissacarídeos, lipídios e ácidos nucléicos e, ainda, no final da respiração celular.

Como vocês podem observar, a fórmula é muito simples, primeiro você utiliza o peso do paciente em kg, depois multiplica pela constante 0,5 e na sequência, multiplica também pela quantidade de horas ao qual o paciente está sendo submetido, normalmente o calculo é feito a cada 24 horas ou de acordo a necessidade.

O equilíbrio hídrico e o equilíbrio eletrolítico estão proximamente relacionados. O corpo trabalha para manter constantes o volume total de água e os níveis de eletrólitos na corrente sanguínea. Por exemplo, quando a concentração de sódio fica muito alta, a pessoa sente sede e consome mais líquido.

O balanço hídrico pode ser calculado em escala diária, semanal, mensal ou anual.

Pessoas desidratadas apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração; A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

Frutas e vegetais
As fibras das frutas e dos vegetais servem como uma esponja que ajudam a reter água dentro do organismo por mais tempo, e favorecem uma absorção mais lenta e prolongada.

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

Tipos de homeostase

  • Ecológica: refere-se ao equilíbrio em nível planetário.
  • Biológica: corresponde a manutenção do ambiente interno, ou seja, seus fluidos corporais.
  • Humana: além dos fluidos inclui fatores como temperatura, salinidade, pH e concentrações de nutrientes.

Os resultados são representados em valores positivos ou negativos. O BH positivo significa que o paciente esta recebendo mais líquidos em relação às perdas que ele demonstrou em certo intervalo de tempo, já o BH negativo ocorre o oposto, os líquidos eliminados serão maiores do que sua ingesta.

Como obter eletrólitos?

  1. 1 – Beba água de coco sem açúcar. ...
  2. 2 – Coma bananas. ...
  3. 3 – Consumir laticínios. ...
  4. 4 – Cozinhe carnes brancas e aves. ...
  5. 5 – Coma abacate. ...
  6. 6 – Beba suco de frutas. ...
  7. 7 – Melancia no lanche. ...
  8. 8 – Experimente líquidos com infusão de eletrólito.

Os distúrbios hidroeletrolíticos ocorrem quando o paciente perde quantidade significativa de líquidos corporais e, consequentemente, de eletrólitos. Essa perda pode ocorrer pelo suor excessivo, pela poliúria (excesso de urina), pelos vômitos e pela diarreia.

Um desequilíbrio severo dos eletrólitos pode causar complicações neurológicas e cardíacas graves e, se não reconhecido e tratado prontamente, pode ser fatal.

O balanço hídrico positivo deve ser realizado nas etapas iniciais do tratamento para sepse, que começam na admissão do paciente. Nessa primeira fase, é essencial que o paciente receba uma expansão volêmica para que sua taxa de sobrevida seja alta e a sua recuperação seja mais breve.

Denomina-se alteração (ALT) a variação no ARM entre os meses consecutivos; isto é, a ALT do mês é igual à diferença da ARM do mês em estudo e do mês anterior. Portanto, ALT assume valores positivos e negativos, sendo que para um “ano médio” o somatório anual é igual a zero.

O controle de diurese tem por finalidade verificar a filtração do aparelho renal, se está havendo retenção ou excesso de eliminação. O controle deverá ser rigoroso, pois é mediante o controle que a equipe de saúde obtém subsídios para o diagnóstico e o tratamento.