O que é AGU no governo?

Perguntado por: dagostinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

AGU — Advocacia-Geral da União.

§ 5º - São membros da Advocacia-Geral da União: o Advogado-Geral da União, o Procurador-Geral da União, o Procurador-Geral da Fazenda Nacional, o Consultor-Geral da União, o Corregedor-Geral da Advocacia da União, os Secretários-Gerais de Contencioso e de Consultoria, os Procuradores Regionais, os Consultores da União, ...

O salário para todos os cargos é de R$ 21.014,49.

Dessa maneira, no que se refere ao Controle Interno da Administração Pública, a AGU dedica-se às atividades de consultoria e de assessoria jurídica da Administração do Poder Executivo, atuando em sintonia com a Controladoria-Geral da União - CGU – que é o órgão do Poder Executivo Federal competente para o exercício do ...

AGU — Advocacia-Geral da União.

A AGU foi criada pela Constituição de 1988 como um dos órgãos essenciais para o funcionamento do Judiciário. Ela representa o governo federal na Justiça e na esfera administrativa, além de prestar consultoria e assessoramento jurídico ao presidente da República.

Requisitos do concurso AGU

  1. Diploma de graduação em Direito fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
  2. Registro de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  3. 2 anos de prática forense comprovados no momento da inscrição definitiva (ou seja, entre as provas objetiva e discursivas).

A Advocacia Geral da União (AGU) representa judicial e extrajudicialmente a União e também presta consultoria e assessoramento jurídicos aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. A AGU representa a União judicialmente perante o Poder Judiciário.

Segundo ele, os advogados da União e os membros de carreiras correlatas da AGU já estão autorizados a advogar em âmbito privado.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) é um órgão do Poder Executivo vinculado diretamente ao governador e responde pelas atividades de advocacia do Estado. A função da PGE é assessorar a Administração Pública Estadual quanto às decisões na área jurídica.

O concurso AGU está com os editais de abertura publicados. São três documentos coma oferta de 300 vagas, sendo 100 para cada cada cargo: Advogado da União, Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional. As inscrições foram realizadas entre os dias 9 de janeiro e 7 de fevereiro de 2023 no site da banca.

Concurso AGU: o que estudar para a seleção?

  • Grupo I (100 questões) Direito. Administrativo; Constitucional; Econômico e Financeiro; Tributário; Legislação sobre Ensino; e. Legislação sobre Seguridade Social.
  • Grupo II (100 questões) Direito. Agrário; Ambiental; Civil; Comercial; do Trabalho e Processual do Trabalho;

Os interessados em participar do concurso AGU devem realizar as inscrições no período de 09 de janeiro a 07 de fevereiro de 2023, no site da banca organizadora, Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 180,00 e deve ser paga até o dia 2 de março de 2023.

Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC): Diploma ou certificado, devidamente registrado, de curso de ensino superior em qualquer área de formação, inclusive licenciatura plena, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);

O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, disse nesta segunda-feira (02), ao assumir o comando da Advocacia-Geral da União (AGU), que pretende contribuir de maneira decisiva para o resgate da democracia brasileira, a defesa do meio ambiente e a retomada da harmonia entre os poderes da República.