O que é agricultura e solo?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Trata-se de uma importante atividade econômica responsável pela produção de alimentos e de matérias-primas. Conceito de agricultura. Agricultura é a prática do cultivo do solo com o objetivo de produzir alimentos e matérias-primas, sendo uma atividade econômica integrante do setor primário.

O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não ...

Atividade responsável pela produção de alimentos. A agricultura, termo de origem latina que significa “arte de cultivar os campos”, é uma atividade desenvolvida há milhares de anos. Seu principal objetivo é a produção de alimentos, tais como verduras, legumes, frutas, cereais, etc.

O solo também é um imenso reservatório de água, sendo fundamental no processo de abastecimento do lençol freático e de aquíferos. Além da função de reservatório, o solo exerce a função de filtro de água, liberando-a com boa qualidade para os corpos de água superficiais e subterrâneos, garantindo a vida.

Existem quatro tipos de solo mais comuns para a agricultura: areia, argila, lodo e solo húmico.

A composição do solo interfere diretamente nas plantações, pois a quantidade de nutrientes presentes num solo reflete na produção agrícola. Solos ricos em nutrientes possuem grande fertilidade, fato positivo para as plantações. Já os solos pobres em nutrientes necessitam de adaptações para o cultivo.

solo humoso

Humoso (Orgânico)
Sendo que, é muito fértil visto que possui, em sua composição, matéria orgânica em decomposição, que serve como um adubo para as plantas. Dessa forma, o solo humoso é o mais recomendado para a agricultura.

Sendo um recurso natural renovável formado por meio do processo de intemperismo das rochas, o solo é o principal substrato para o desenvolvimento das atividades humanas. Os principais tipos de solo são os argilosos, os arenosos, os humosos e os calcários.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles. Não pare agora...

Funções do solo
Controle do fluxo da água e ação protetora da qualidade da água subterrânea; Habitat para a fauna do solo; Abrigar os seres vivos; Entre muitas e muitas funções.

Eles podem ser organismos microscópicos (o que não podemos enxergar a olho nu), como colêmbolos e ácaros de solo; ou macroscópicos como insetos (besouros, formigas, baratas, tesourinhas, paquinhas), miriápodes (embuás ou piolho-de-cobra, lacraia), aracnídeos (aranhas, escorpiões), nematóides, minhocas e moluscos ...

A agricultura é uma atividade econômica caracterizada pelo plantio e cultivo de alimentos. A fixação da população nômade contribuiu para a produção alimentar em nível mundial. Atualmente, a atividade agrícola é umas das principais da economia mundial. Os sistemas agrícolas estão divididos em extensivo e intensivo.

Quais são os principais tipos de agricultura?

  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

Trata-se de uma importante atividade econômica responsável pela produção de alimentos e de matérias-primas. Conceito de agricultura. Agricultura é a prática do cultivo do solo com o objetivo de produzir alimentos e matérias-primas, sendo uma atividade econômica integrante do setor primário.

Além disso, o solo exerce uma série de funções ao ecossistema, destacando-se as seguintes: Regulação da distribuição, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação; Armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas e outros elementos; Ação filtrante e protetora da qualidade da água e do ar.

Essa classificação é feita de acordo com a sua composição. Dessa forma, os solos podem ser identificados como: arenoso, calcário, argiloso e humoso. Essa composição difere de acordo com a quantidade de matéria orgânica e inorgânica presente na sua constituição. Tais características se apresentam na coloração dos solos.

Predominam os Latossolos, Argissolos e Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional.