O que é agnosia Aperceptiva?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Em humanos há duas categorias de agnosia visual; aperceptiva quando a capacidade de copiar ou combinar formas visuais ou objetos está prejudicada e associativa, quando se pode copiar ou combinar objetos complexos, mas a capacidade de identifica-los está prejudicada.

A lesão pode aparecer após infartos, AVC's, tumores, traumatismos cranianos, entre outros. As manifestações da agnosia vão variar de acordo com o sentido afetado. Elas podem ser: Visual: incapacidade de nomear e categorizar objetos.

A agnosia tátil é caracterizada pela inabilidade em perceber a forma e natureza de um objeto simplesmente pelo toque, apesar da sensação ao toque da luz, posição e outras modalidades sensoriais primárias estarem intactas.

(3) das habilidades motoras aprendidas (apraxia); (4) da percepção (agnosia); (5) das funções executivas e atividades do dia-a-dia (afetando a abstração e o planejamento, organização e sequenciação das atividades); (6) e do comportamento social e moral, e personalidade.

O tratamento depende da causa original da agnosia. Diferentes exercícios de reeducação podem ser utilizados, mas os métodos não são ainda muito bem definidos. Hoje em dia não existe tratamento, só um apoio psicológico familiar e uma maior integração em diversas atividades.

Afasia de expressão (motora, não fluente ou de Broca): a capacidade de produzir palavras é prejudicada, mas a compreensão e capacidade de formar um conceito são relativamente preservadas. Esse tipo de afasia resulta de um distúrbio na parte dominante frontal esquerda ou área frontoparietal, incluindo a área de Broca.

A apraxia construtiva tem como base dificuldades visuoconstrutivas, ou seja, as pessoas com esse déficit apresentam falhas para elaborar desenhos e/ou construções tridimensionais, tarefa que exige habilidades visuais e planejamento motor (GUÉRIN; SKA; BELLEVILLE, 1999).

A prosopagnosia, ou “cegueira facial”, como é popularmente conhecida, afeta aproximadamente 2,5% da população mundial.

O principal sintoma da apraxia é a dificuldade de fazer movimentos no momento certo e sob vontade própria. A pessoa com essa condição pode perder a capacidade de falar, de mexer os membros quando quiser e perde também a coordenação motora.

A Apraxia pode ser dividida em 5 tipos: Orofacial ou Bucofacial, Membro-Cinética, Ideacional, Ideomotora e Apraxia de Fala.

No caso do autismo, uma característica muito comum é o atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala e a dificuldade de iniciar e manter um diálogo. Já na apraxia, a criança compreende a linguagem, mas tem dificuldade em se expressar corretamente.

Veja a seguir alguns dos principais sinais de alerta!

  1. Dificuldade para se comunicar em lugares ruidosos. ...
  2. Leitura labial durante a conversa. ...
  3. Escuta de zumbido. ...
  4. Tem intolerância a sons intensos. ...
  5. Dificuldade para ouvir aparelhos eletrônicos. ...
  6. Isolamento social. ...
  7. Depressão.

O diagnóstico é feito com o auxílio de um aparelho chamado otoscope, cujo objetivo é detectar a existência de um possível bloqueio do canal devido ao excesso de cera na orelha. Também avalia-se a existência de infecção ou perfuração da membrana timpânica.

O fonoaudiólogo é o profissional apto a orientar sobre o problema identificado e indicar a prótese auditiva adequada, conforme a indicação otorrinolaringológica. Ele orientará e acompanhará a adaptação do aparelho, além de esclarecer eventuais dúvidas quanto aos ajustes deste.

Já a disfasia é uma anormalidade na capacidade de compreensão, sem um dano completo. Em outras palavras, quando o paciente chega ao ponto de a doença atingir graus muito elevados, lida-se com uma afasia. Caso ela tenha atingido apenas alguns pontos, há uma interrupção moderada, portanto, uma disfasia.

Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

Continuar lendo